ABC

São Bernardo atinge 81% de ocupação de UTI covid. Alta atinge todo ABC

A ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados ao tratamento da covid-19 atingiu a marca de 81% em São Bernardo neste sábado. Segundo boletim divulgado pela prefeitura, de 151 leitos disponíveis para pacientes em estado grave, 123 já estão ocupados. O índice colocaria a cidade na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, caso a avaliação levassem em conta apenas o município.

A alta na ocupação não está restrita a São Bernardo. Santo André e São Caetano também já apresentam índices quem começam a preocupar.  No sábado, dia 13 de fevereiro, São Caetano registrava 55% de ocupação da

e UTI. Hoje, 20 de fevereiro, este índice chegou a 65,5%, segundo dados divulgados pela prefeitura.

Em Santo André, a ocupação passou de 63,92% no dia 13 de fevereiro, para 72,78% hoje, segundo dados divulgados pela prefeitura.

A alta de casos e ocupação é preocupante em todo Estado de São Paulo. No interior a situação é ainda mais crítica, com várias cidades como Araraquara e Vinhedo com 100% de ocupação das UTI destinadas para a doença. Hoje, em entrevista ao Brasil Urgente da Band, o membro do Comitê de Contingência do Coronavírus, o infectologista Marcos Boulos afirmou que teme um colapso do sistema de saúde do Estado nas próximas semanas.

Para o infectologista, a situação no interior de São Paulo deve se agravar ainda mais e provocar falta de leitos em várias cidades. Para ele, apenas medidas de maior restrição poderão conter o avanço da doença. Boulos criticou o Plano São Paulo, ao dizer que foi criado para resolver o problema econômico e só voltar a restringir quando os números de casos e de ocupação de UTI já estiverem altos. “Ai já é tarde demais”, disse.  O médico acredita ainda que nas próximas semanas o Brasil deve assumir a liderança em número de casos da covid-19.

Em Araraquara, o prefeito decretou lockdown total por 60 horas, do meio dia de domingo à meia-noite de terça-feira. A cidade já estava na fase vermelha do Plano São Paulo. Com a medida do prefeito Edinho Silva, fica proibido até a abertura de serviços essenciais, como bancos. Os supermercados só poderão trabalhar em delivery e a circulação de carros e pessoas na cidade fica proibida neste período. Quem for pego na rua sem uma justificativa poderá pagar multa de R$ 6 mil. A rede hospitalar da cidade, localizada da região central do Estado, já entrou em colapso.

 

 

ABC

 

Em relação aos óbitos, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Saúde, informou que a já confirmou 49.847 casos da doença. Em relação aos óbitos, 1.483 já foram confirmados até este sábado.

Em Santo André, até hoje, 1.173 pessoas já perderam a vida para a doença. A cidade já confirmou 36.116 casos. São Caetano divulgou que até este sábado a cidade já perdeu 389 pessoas para covid. Em relação aos casos, foram confirmados 7.620.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *