ABC

Santo André vai medir de isolamento social com empresa de telecomunicações e aplicativos

A Prefeitura de Santo André realizou duas parcerias para medir o índice de isolamento social na cidade. Os indicadores vão auxiliar a administração na definição de ações de combate ao novo coronavírus e na avaliação sobre o cumprimento das regras da quarentena.

Uma das parcerias foi firmada com a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), que tem entre suas associadas operadoras como TIM, Vivo, Claro e Oi, e analisa informações sobre o deslocamento de celulares, formando uma compilação de dados que permite medir o isolamento da população. 

A medição é feita calculando a posição dos aparelhos em relação às antenas das operadoras, criando um mapa de deslocamento que permite definir o índice de distanciamento social. A TIM, uma das envolvidas na ação, possui vasta operação em Santo André e é uma das parceiras do Bureau de Serviços Tecnológicos.

A segunda plataforma é da empresa In Loco, uma startup que recebe informações de localização para fins de segurança e combate a fraudes. O programa está presente em mais de 100 aplicativos de delivery, varejo e bancos, por exemplo, e coleta dados que são enviados para a central da startup. As informações que chegam ao banco de dados são anônimas. A empresa sabe onde cada usuário esteve, mas não há a possibilidade de saber quem é quem.

Na avaliação do secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura, Pedro Seno, o objetivo das parcerias é melhorar a tomada de decisões para que as medidas da administração sejam cada vez mais assertivas. 

“Prezamos muito pela qualidade das informações que têm subsidiado as ações do governo para o combate à crise. Com estes dois sistemas, teremos condições de analisar o nível de isolamento da população, inclusive bairro a bairro, de forma a tomar decisões mais assertivas que permitam que a vida das pessoas volte ao normal o mais breve possível”, afirma Seno.

Tanto na parceria com a ABR Telecom, quanto com a startup In Loco, a prefeitura não terá acesso a dados individuais dos usuários, como números de telefone ou nomes. O município receberá apenas os índices de isolamento social, que serão utilizados para direcionar ações de combate à covid-19. Em ambas as parcerias, não haverá custos para os cofres municipais.

“Neste primeiro momento, em todo o Estado, apenas Santo André, Campinas e o Governo de São Paulo conseguiram parceria para realizar este tipo de medição do isolamento social. Essa iniciativa, articulada pelo Parque Tecnológico de Santo André, é mais uma ação da prefeitura neste momento de crise mundial”, comentou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Aplicativo – A tecnologia tem sido uma aliada da Prefeitura de Santo André no combate ao novo coronavírus. O município disponibilizou para download o aplicativo Qualisaúde Santo André, onde o munícipe pode informar sobre sintomas, receber orientações sobre como se proteger do vírus e como proceder em caso de suspeita de contaminação. O app está disponível para sistema Android e será liberado para sistema iOS nos próximos dias.

A prefeitura utiliza ainda painéis de monitoramento que fornecem em tempo real informações sobre a pandemia, como casos confirmados, óbitos e ocupação de leitos nos equipamentos de saúde, incluindo os hospitais de campanha.

Foto: Alex Cavanha/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *