Santo André aprova em 1ª votação distribuição gratuita de absorventes nas escolas municipais

A Câmara de Santo André aprovou nesta terça-feira, 07 de junho, o projeto de Lei nº 145/19, que garante a distribuição gratuita de absorventes íntimos nas escolas municipais. Segundo o autor do projeto, o vereador Eduardo Leite, o objetivo principal é a diminuição da evasão escolar, uma vez que estudos apontam que uma a cada dez meninas faltam às aulas no período menstrual por não terem absorventes.

“A falta de condições para comprar absorventes é um problema vivenciado por milhões de mulheres que improvisam, colocando a vida em risco”, lembrou o vereador. “Muito além da evasão escolar, focamos na luta em defesa dos direitos e dignidade de mulheres e meninas em estado de vulnerabilidade, por isso a importância de estabelecermos essa política pública em nossa cidade. Fico feliz por ter sido aprovado nessa primeira votação e esperamos que a decisão seja reafirmada na próxima, e que a distribuição gratuita de absorventes se torne realidade em nossas escolas o quanto antes”, finalizou.

No âmbito federal, a distribuição do item de higiene está travada no gabinete do Presidente da República mesmo depois da derrubada de veto e da promulgação da lei há três meses. Isso porque ainda não foram definidas as regras nem o orçamento para regulamentar a política pública.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *