ABC

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia castrações gratuitas de 2020

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, dá sequência ao programa gratuito de castração de cães e gatos da cidade. Desde 2017, foram realizadas mais de 2.200 cirurgias, no Centro de Controle de Zoonoses, em duas etapas da ação. Nesse domingo, dia 2, tiveram início os procedimentos em 2020, com a castração de 120 animais.

“A Prefeitura está promovendo essa importante ação que garante tanto o bem-estar dos animais, quanto ajuda no controle da população canina e felina em nosso município. É um programa que atende, especialmente, pessoas que muitas vezes não têm condições de arcar com o custo da cirurgia”, explicou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.

Esse é o maior programa de castração gratuita de cães e gatos realizado pela Prefeitura. Em outubro de 2019, foram abertas mais 800 vagas para moradores cadastrarem seus animais.

ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14, têm prioridade na ação. Cães comunitários podem ser castrados, desde que haja pessoa responsável para acompanhar o pós-operatório do animal.

Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde. 

One thought on “Prefeitura de Ribeirão Pires inicia castrações gratuitas de 2020

  • Ellen Cristina cândido Silva

    Tenho interesse em castrar minha gata

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *