ABC

Tarcísio vem a São Bernardo para iniciar Praça da Cidadania e obras do Serro Azul, no Alvarenguinha

O governador Tarcísio de Freitas fará sua primeira agenda no ABC em São Bernardo nesta sexta-feira, 10 de março. Ele virá para assinar a ordem de serviço para o início das obras da Praça da Cidadania, no bairro Planalto, ao lado do Jardim Calux, e também de urbanização do bairro Serro Azul, no Alvarenguinha.

O prefeito Orlando Morando está presente e vai acompanhar Tarcísio nas agendas desta sexta.

 

 

Praças da Cidadania

As Praças da Cidadania são espaços idealizados pelo Fundo Social de Solidariedade Fundo Social de São Paulo e instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover espaços destinados à proteção e inclusão social, ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Combina a realização de melhorias urbanas, através da implantação de espaços destinados ao esporte, lazer e à convivência comunitária, com a oferta de cursos de qualificação profissional e de políticas de assistência social.

A Praça da Cidadania de São Bernardo estará localizada no bairro Planalto, em local de fácil acesso, com frente para a Av. Dom Jaime de Barros Câmara, e a poucos quarteirões do bairro Jardim Calux, região com elevado índice de vulnerabilidade social. No terreno existem campos de futebol e respectivas sedes de clubes, que serão requalificados e integrados ao programa da praça.

Os equipamentos da Praça da Cidadania se distribuirão em um amplo terreno de 40.211 m², e incluem Quadra de Futebol Society, Quadra Poliesportiva, Academia ao Ar Livre, Parquinho Infantil, Pista de Skate, Arena ao Ar Livre, Pista de Caminhada e Área de Jogos, além de 2 Campos de Futebol Oficiais em grama sintética e três edifícios de apoio com vestiários.

Também será implantada a Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, que oferecerá Sala de Gastronomia, Sala de Beleza e Bem-estar, Sala de Esterilização, Sala de Moda e Arte, Sala de Informática, Sala do Banco do Povo/CIC, duas Salas Multiuso, Sala de Administração, Copa e Lavanderia, Depósito e Almoxarifado, Sanitários, Área Técnica, Horta Comunitária e Canteiro da Escola de Construção Civil.

Buscando minimizar o impacto no meio ambiente, a Praça contará com Jardins de Chuva, para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício da Escola de Qualificação Profissional, por sua vez, contará com sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

 

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *