ABC

Pets de São Caetano terão RG com QR Code para localização e Saúde da Família terá veterinário

Com os pets cada vez mais presentes nas famílias brasileiras, a saúde e bem estar de cães, gatos e outros animais se tornaram preocupação e também política pública. Em São Caetano, as ações para os pets tiveram início há 90 dias com a criação de uma subsecretaria.  Nesta quarta-feira, 18 de janeiro, o prefeito José Auricchio Júnior anunciou as primeiras medidas que já entraram em vigor.

Foram lançados RG Animal, a inclusão de veterinários na ESF (Estratégia Saúde da Família) e um canal de denúncias contra maus-tratos. O evento foi realizado no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) Centro. “Temos acompanhado uma evolução significativa do relacionamento humano e a questão do bem-estar animal. Trouxemos novo planejamento e novas estratégias para abordar a questão, com quadros técnicos e a estrutura desse tema dentro da Administração Pública, criando uma subsecretaria. Em 90 dias, estamos mostrando que conhecimento técnico com a estruturação de programas inéditos são fundamentais para políticas públicas efetivas. Temos uma equipe qualificada e podemos oferecer ao morador de São Caetano a certeza de que essa é uma cidade onde a causa animal tem presença efetiva”, afirmou Auricchio.

O RGA (RG do animal) poderá ser feito gratuitamente no site da prefeitura. Como o documento o pet terá direito a uma plaquinha que deverá ficar na coleira. Em caso de fuga, o animal poderá ser idenficado pelo QR Code “Quem achar o pet terá como saber de quem, se está perdido e, caso esteja, acionar diretamente o dono.

Já, na Saúde da Família, haverá um veterinário para orientar as equipes. Quando as equipes forem às casas dos munícipes poderão checar como estão os pets e se precisam de cuidados. “Neste caso a equipe de Saúde da Família vai encaminhar um professional veterinário à casa do morador ou direcionar o pet para uma clínica ou hospital veterinário, caso seja necessário”, afirmou a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone.

Este projeto faz com que  São Caetano seja  a primeira cidade da região a incluir veterinário na ESF e a primeira cidade do Estado de São Paulo a distribuir medalhas com QR Code para localizar animais perdidos. “Capacitamos, hoje, mais de 120 Agentes Comunitários de Saúde, que serão os responsáveis por levar os casos para discussão durante as reuniões de matriciamento e, havendo necessidade, o veterinário fará uma visita ao morador e seus pets. São Caetano mostra hoje que entende e atende as necessidades da causa animal”, destacou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.

Além de cães e fatos, Alexandra destaca que há munícipes de São Caetano que têm animais exóticos e outros não comuns para a área urbana. “Já mapeamos porcos, galinhas, pôneis e até bodes, que serão incluídos também como pets para as ações.”

“Mais um conjunto  de ações inovadoras do governo que vai se somar ao Hospital Veterinário e Unidade Básica de Saúde Animal, que em breve serão inauguradas.  Ações que certamente a população de São Caetano almeja muito. Hoje, segundo dados do IBGE, pelo menos, 50% dos domicílios no Brasil tem algum cachorro e 25% têm gatos. E a universidade continua, de alguma forma, contribuindo com o poder público em diversas ações. Teremos a oportunidade de atuar junto à ESF com nossos alunos de medicina veterinária estagiando, sendo mais uma forma da USCS poder contribuir de uma forma que vai além do ensino, podemos prestar serviços à população”, afirmou o reitor da USCS, Leandro Prearo.

“Nossa universidade é motivo de orgulho. A parceria exitosa com a causa animal vai ganhar mais forças em breve, com a inauguração do Hospital Veterinário, onde tive a oportunidade de poder contribuir com emenda parlamentar para a construção. Me sinto feliz em poder contribuir com a proteção animal de nossa cidade e mostrar o quanto avançamos no tema. Percorri mais da metade das cidades do estado de São Paulo não vi nenhuma, nem mesmo as grandes, com tantos programas de bem-estar animal como nossa cidade oferece”, afirmou o deputado estadual Thiago Auricchio.

Durante o evento também foi lançado o canal de denúncias, onde será possível detalhar maus-tratos em formulário eletrônico, disponível no site da prefeitura, para que seja apurado o caso.

 

Foto: Théo Lucano/Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *