ONG Ficar de Bem reinaugura bazar com peças a partir de R$ 5 e visa ampliar atendimento
Já pensou em encontrar aquela roupa ou acessório diferente, com estilo, a um precinho mais que especial e ainda ajudar crianças em situação de violência, idosos e adultos em vulnerabilidade? Sim, isso existe. A ONG Ficar de Bem, instituição do ABC voltada à proteção integral e à defesa dos direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade, anuncia um novo espaço do seu bazar beneficente em Santo André, o Bazar do Bem. O local está estruturado para receber doações, ampliar o atendimento ao público e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, ofertando roupas, calçados, acessórios e brinquedos apenas com peças em bom estado a partir de R$ 5.
Além de desempenhar um papel importante no incentivo à economia circular, ao dar novo destino a itens usados e em boas condições, toda renda é destinada para os serviços sociais da instituição, entre eles o Projeto Fênix, que auxilia crianças e adolescentes que sofreram violência doméstica, o SEAS com objetivo de identificar jovens em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, além do PAF que realiza atendimento às famílias em que essas crianças e adolescentes estejam sofrendo alguma forma de violação de direitos e as Casas de Acolhimento que abrigam atualmente cerca de 80 acolhidos entre crianças e adolescentes.
“A ampliação do nosso espaço é um passo importante para acolhermos mais doações e, com isso, gerar mais impacto social. Cada peça vendida aqui é revertida em cuidado, acolhimento e oportunidade para quem mais precisa”, explica Roberta Martins, gerente de desenvolvimento institucional.
A nova estrutura do bazar proporciona um ambiente mais confortável para os visitantes e reforça o compromisso da ONG com a solidariedade e a sustentabilidade. Os interessados em realizar doações ao espaço devem encaminhar os itens durante o horário e dias de funcionamento no endereço R. Humberto Oliviere, 114 – Jardim Bela Vista, Santo André.
Ações
Roberta destaca que hoje 80 crianças são atendidas pela ONG Ficar de Bem, mas que este número será ampliado para 100. Há ainda o trabalho de atendimento dia de idosos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e precisam de um acolhimento durante o dia, quando normalmente ficam sozinhos. A ONG também trabalha com a abordagem de moradores de rua, principalmente durante os dias mais frios. “Alguns vão para os abrigos e outros, machucados, encaminhados para o atendimento médico”, destaca.
Para mais informações acesse https://ficardebem.org.br/.
Sobre Ficar de Bem
A ONG Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 36 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 18 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a ONG mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo e Diadema – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.
Foto: Eagle News