ABC

Mauá tem coleta seletiva e ecopontos para descarte responsável

A importância da coleta seletiva é conhecida por todos. O lixo destinado de maneira inadequada prejudica a natureza e a sociedade, causando problemas como entupimento de bueiros, enchentes, mau cheiro, contaminação do solo e da água, deslizamento de encostas e, ainda, prejudica a paisagem e a estética da cidade.

Além da coleta tradicional de lixo, que ocorre regularmente em todos os bairros, Mauá também conta com a coleta seletiva para reciclagem de materiais descartados.

A Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá) realiza a coleta porta a porta nos bairros Vila Bocaina (às segundas-feiras), Jardim Pedroso (às terças-feiras), Jardim Guapituba (às quartas-feiras) e Parque São Vicente (às sextas-feiras).

É de grande importância que os moradores deixem o material reciclável separado para otimizar o trabalho dos catadores e colaborar com a limpeza do município. Desde o início da atual gestão, o governo vem fazendo esforços no sentido de eliminar pontos já conhecidos de descarte irregular de materiais e de lixo.

“A conscientização das pessoas somada aos trabalhos realizados pela Coopercata e pela prefeitura, especialmente no que diz respeito à manutenção da cidade, renderá bons frutos para Mauá. Teremos uma cidade menos propensa a alagamentos, mais limpa e mais bonita”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

Condomínios localizados em qualquer bairro de Mauá podem entrar diretamente em contato com a cooperativa e agendar uma data para a coleta, conforme volume e disponibilidade dos catadores. Informações podem ser obtidas pelo telefone da Coopercata: (11) 4513-4296.

A Prefeitura disponibiliza ainda como opção para o descarte de materiais inservíveis os cinco ecopontos espalhados pela cidade que, além de receberem recicláveis, também aceitam entulho de pequenas quantidades (máximo de cinco sacos), madeira, eletrônicos, eletrodomésticos e óleo de cozinha usado.

 

Os ecopontos estão localizados nos seguintes endereços:

Avenida Guerino Stella, próximo ao n° 357 – Jardim Zaíra;

Avenida Jesuíno Nicomédio dos Santos esquina com a Rua Sebastião Antônio da Silva – Jardim Zaíra 4;

Rua Luiz Pacolla, 21 – Jardim Itapeva;

Rua José Pedro Correa – Vila Feital;

Avenida Papa João XXIII, altura do n° 1413 (ao lado do pátio de veículos) – Vila Noêmia.

 

Foto: Edu Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *