ABC

Mauá incentiva o Aleitamento Materno com ações e espaços na rede pública de saúde

O leite materno é cientificamente comprovado como o único alimento completo e essencial para a saúde e desenvolvimento de bebês até os seis meses de vida e de forma exclusiva. A recomendação é que seja ministrado até os dois anos de idade, pelo menos. Por isso, ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Mauá, por meio da rede municipal de saúde, desenvolve ações que incentivam essa prática, inclusive no Agosto Dourado, mês que simboliza o reforço da importância desse gesto. O acompanhamento de mães e bebês desde o pré-natal até o nascimento, puerpério e puericultura.

Neste mês, todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Hospital de Clínicas Dr Radamés Nardini e o Centro de Referência de Saúde da Mulher, Criança e Adolescentes (CRSMCA) receberão decorações alusivas e vão desenvolver atividades temáticas.

Inclusive, duas UBSs, Vila Magini e Flórida, já têm um espaço específico para a amamentação, com poltrona confortável, para que esse gesto ocorra de forma tranquila, confortável e humana, como recomendado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal trabalha para que outras unidades também passem a ter locais semelhantes. Itapark e Feital devem ser as próximas.

No Brasil, o Agosto Dourado foi instituído numa alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada a partir de 1992, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). A data comemorativa foi pensada e desenvolvida, após um encontro entre a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a UNICEF em 1990.

 

Foto: Ubiratã Ventura/PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *