ABC

Jovens da Clasa participam de treinamento inédito na Coop

Cumprindo seu compromisso com a responsabilidade social, a Coop (Cooperativa de Consumo) mantém desde 2003  parceria com a Clasa (Casa Lions de Adolescentes de Santo André), voltada para a aprendizagem de meninos e meninas, na faixa etária entre 14 e 24 anos de idade.

Uma das atividades realizadas pela Coop é disponibilizar vagas para jovens em condições de vulnerabilidade social, por meio do Programa Jovem Aprendiz. Durante o período de 15 meses, o aprendiz passa por treinamento prático em várias áreas dos 32  supermercados da rede. De acordo com a analista de Recursos Humanos, Patrícia Adamo Augusto, hoje a Coop possui 176 jovens aprendizes e somente no ano passado, 67 aprendizes foram efetivados.

Mais do que cumprir o que a legislação determina, a Coop entende que a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social, além de um importante fator de promoção de cidadania. Cabe à Cooperativa criar oportunidades para que os aprendizes aprimorem suas competências, aplicando-as com complexidade progressiva, assim como possibilitar a convivência laboral em um universo mais cooperativo. Os jovens aprendizes, na maioria das vezes, têm no programa a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Por esse fato, recebem orientação constante.

Durante o ano também surgem algumas demandas específicas de algumas lojas e a Clasa sempre auxilia, recrutando jovens que mais se identificam com o perfil da vaga aberta. “No ano passado, por exemplo, desenvolvemos um projeto piloto de operador de caixa para a nossa unidade de Piracicaba. O resultado foi tão positivo, que no início deste ano, iniciamos o curso com um grupo de cinco jovens aprendizes que, após o treinamento, serão encaminhados para as lojas de São Caetano, Ribeirão Pires e São Bernardo  (Joaquim Nabuco). Trata-se de um curso inédito de check-out realizado no ABC e desenvolvido pela Clasa”, explica Patrícia.

Além das aulas teóricas e conceitos comportamentais (atendimento ao cliente), os jovens aprendem durante o treinamento prático  abertura de caixa, registro e cobrança de produtos, recebimento e formas de pagamento, finalização de vendas e emissão de cupom fiscal, noção de pesos (tabela de código Hortifruti), fechamento de caixa, recebimento de pagamento de contas, noção de Nota Fiscal Paulista, realização de vendas sugestivas no terminal do caixa, consulta de preços, cobertura de ofertas e indicação de novas associações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *