ABC

Gripe e covid: Mauá realiza Dia D de vacinação neste sábado, 06 de maio

Neste sábado, 06 de maio, a Prefeitura de Mauá realizará o primeiro Dia D de vacinação do ano. Serão aplicados imunizantes contra a covid e gripe (influenza) para os públicos-alvo das campanhas, além das doses do calendário de rotina, nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, das 9h às 16h.

Podem receber a vacina bivalente contra a covid todas as pessoas com 18 anos ou mais e de 12 a 17 anos dos grupos prioritários: gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades,  imunocomprometidas,  povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Para ganhar o reforço  é preciso ter completado o esquema primário (primeira e segunda dose) há, pelo menos, quatro meses.

O esquema básico está disponível para as faixas etárias a partir dos 6 meses. Quem for tomar a vacina contra a covid também poderá receber a da gripe. Não é necessário intervalo entre os imunizantes.

O público-alvo da vacina contra a gripe inclui crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres que deram a luz até 45 dias (puérperas), trabalhadores da saúde, professores (do ensino básico ao superior), pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (veja a lista aqui: https://tinyurl.com/doencacronica).

Também podem ser imunizadas as pessoas com deficiência permanente, povos indígenas e comunidades quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso e portuários.

Crianças, adolescentes e adultos com alguma dose em atraso do calendário de rotina de vacinação poderão ter a caderneta  atualizada na UBS.

A pessoa a ser imunizada precisa apresentar documento com foto (RG ou CNH), CPF e o cartão de vacinação. Os indivíduos com comorbidades e puérperas devem portar documento que comprove a condição. Profissionais de saúde precisam estar ativos em um estabelecimento da área.

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *