ABC

Governo deve deixar todo Estado na fase vermelha todas às noites, finais de semana e feriados

Atualização:

ABC recua para a fase laranja. Depois das 20h e finais de semana, fica na vermelha

O governador João Doria deve anunciar na coletiva desta sexta-feira, 22 de janeiro, que todo o Estado de São Paulo ficará na fase vermelha todos os dias a partir das 20h até às 8h do dia seguinte, aos finais de semana e feriados até que a pandemia comece a apresentar queda no número de casos e óbitos.   Segundo matéria publicada esta noite pelo jornal O Estado de S.Paulo, a medida deve entrar em vigor na noite desta sexta. As regiões só poderão retornar à fase do Plano São Paulo em que se encontram na segunda.

Com a decisão, aos finais de semana e feriados, apenas os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e hospitais poderão funcionar.  Nessa fase, bares, restaurantes, comércios de rua e de shopping, parques e outros locais ficam fechados.

A medida é um pedido do Comitê de Contingência ao Coronavírus, formado por médicos. A situação das UTIs para covid-19 no Estado é de ocupação próxima aos 80%. Algumas cidades já estão com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Além dessa medida, o governador deve anunciar nesta sexta a nova classificação de fases do Plano São Paulo.  Caso não haja uma alteração no Plano, a Grande São Paulo poderá passar para a fase laranja.

A medida é utilizada no Chile. Aos finais de semana e feriados só é permitido sair de casa com uma autorização prévia. Cada morador pode ficar até três horas fora, mas apenas para ir ao mercado, hospital e farmácia.

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *