Florestan Fernandes dá início a curso pré-vestibular 25% a mais de vagas

Em cerimônia no auditório da Fundação Florestan Fernandes na noite desta quarta-feira, 16 de março, teve início o Curso Preparatório para o Enem e Vestibulares, oferecido pela instituição em parceria com o Cursinho da Poli. O curso beneficia com bolsa integral de estudo 125 alunos de escolas públicas de Diadema (ou bolsistas na rede particular), que acompanharão as aulas virtualmente. Nesta segunda edição – a primeira ocorreu no ano passado –, houve acréscimo de 25% no total de vagas oferecidas.

Como forma de democratizar o acesso ao curso, a Florestan não realizou processo seletivo. Após uma pré-inscrição dos candidatos, as vagas foram preenchidas exclusivamente por ordem de chegada, sem a realização de provas

O evento desta quarta forneceu orientações para os estudantes sobre o funcionamento do curso, trouxe um depoimento de ex-aluna que ingressou em universidade pública e contou com discursos de autoridades da Prefeitura, da Fundação Florestan Fernandes, do Poder Legislativo e da equipe coordenação do curso. Além disso, apostilas de estudo foram entregues aos estudantes para acompanhamento dos estudos.

Durante a cerimônia, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, destacou a importância de os alunos valorizarem não apenas o aprendizado individual, mas também aquele obtido a partir do diálogo e da troca de ideia com colegas. Também lembrou que os futuros profissionais, além de dominarem os aspectos técnicos da carreira que escolherem, podem contribuir para a construção de uma sociedade mais humana. “Que cada um de vocês na sua profissão, de acordo com sua vocação, com o dom que receberam lá do alto, tenham consciência de que precisamos de cidadãos que se comprometam a construir um país mais justo e com mais felicidade para todos. Sejam bem-vindos.”

Diretor-presidente da Florestan, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, contou que a ideia de acabar com o uso de provas para ingresso na instituição foi motivada pela intenção de promover a inclusão social. O novo sistema está em vigor desde o ano passado. “Queremos incluir socialmente, não queremos excluir. A Florestan é pra vocês. Vamos entregar no final deste ano 6 mil certificados para filhos de trabalhadores e trabalhadoras de diversas idades, porque queremos incluir vocês no mercado de trabalho.”

O deputado estadual Teonilio Barba também acompanhou a solenidade.

 

Homenagem

A cerimônia de aula inaugural teve também homenagem, com um minuto de silêncio, à Prof.ª. Dra. Lisete Regina Gomes Arelaro. Ex-secretária de Educação da cidade por duas vezes (1993-1996 e 2001-2002) e professora titular do Departamento de Educação da Universidade de São Paulo, Lisete faleceu no último sábado (12) em decorrência de um câncer. “Para a nossa cidade, Lisete Arelaro foi uma tatuagem que a gente carrega, que está presente no nosso ideário, na nossa concepção de educação. A gente deve todo o respeito por sua história e por tudo que produziu”, disse no evento a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

 

Foto: Dino Santos/PMD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *