Bem Estar

Exames e visitas de rotina ao médico contribuem para diagnóstico precoce de câncer infantil

No próximo sábado, dia 15 de fevereiro é o Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil e embora seja mais agressivo, seus índices de cura já ultrapassam a casa dos 70%, quando diagnosticados precocemente.

Segundo o médico oncologista da Santa Casa de Mauá, Fernando Antônio Justo, entre os vários tipos de câncer infantil, a leucemia corresponde à maioria dos casos, seguido de tumor cerebral. Dados mundiais indicam que de cada 100 crianças com algum tipo de tumor, 30 têm leucemia, seja da forma linfoide aguda ou do tipo mieloide aguda. Outros tipos de câncer que também acometem essa faixa etária são tumores ósseos e renais, neuroblastomas e sarcomas osteogênicos.

“Para  diagnosticar o quanto antes qualquer tipo de câncer, é importante que os pais fiquem atentos ao surgimento de qualquer anormalidade, como dores ósseas, massas na área interna do abdômen, convulsões, dificuldades para raciocinar, aumento dos gânglios, sangramentos constantes e infecções repetidas por baixa imunidade. O ideal é que a criança, de zero a 16 anos, passe por um médico a cada seis meses”, explica.

Centro oncológico: em agosto de 2020, o centro oncológico da Santa Casa de Mauá, o primeiro e único da cidade, completará dois anos de atividades e está apto a atender crianças, jovens e adultos. De acordo com o superintendente Harry Horst Walendy Filho, o local consiste em um espaço moderno de prevenção, baseado em protocolos assistenciais de segurança do paciente em tratamento do câncer, além de um atendimento altamente humanizado.

Entre as especialidades disponíveis estão cirurgia oncológica, cirurgia plástica oncológica, hormônioterapia, dermatologia, nutrição, oncologia clínica, psicologia, psiquiatria, fisioterapia e saúde bucal, além de serviços como consultas ambulatoriais, biópsia de medula óssea, mielograma, planejamento trapêutico multidisciplinar e terapia imunobiológica.

Recentemente, a Santa Casa de Mauá implementou o serviço de Hemodinâmica, permitindo a realização de cirurgias cardíacas como colocação de marca-passo, revascularização, cateterismo, entre outras. Também conta com exames de tomografia, mamografia e ultrassonografia. Em junho do ano passado, inaugurou o novo pronto-socorro e ala de internação com 15 leitos, elevando sua capacidade de atendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *