Ex-moradora do ABC vive o dia de horror em Araçatuba

Ao mudar para o interior paulista, a ex-moradora de São Bernardo, Patrícia Silva relata que nunca imaginou passar por uma situação como a que ocorreu  na noite de domingo, 29 de agosto, em Araçatuba. Um bando invadiu a cidade, transformou  pessoas que passavam nas ruas em escudos humanos, assaltou três  bancos e ainda deixou um rastro de bombas pelas ruas.

Patrícia conta que não mora perto do centro da cidade, onde ocorreram os assaltos, mas perto da rota de fuga usada pelos criminosos, que fugiram atirando. Segundo ela, a segunda-feira foi de medo e tensão por toda a população da cidade. “Nunca imaginei passar por isso aqui. Morei anos em São Bernardo  e nunca vi nada parecido, fui presenciar aqui, no interior, onde aparentemente deveria ser muito mais tranquilo”, contou.

Ela, que trabalha com vendas, ficou em casa e cancelou todos os agendamentos desta segunda e ainda vai aguardar para ver como ficará a segurança nos próximos dias.  “As escolas  e todo o centro foram fechados.  Deveriam abrir hoje (terça), mas a prefeitura preferiu mantê-las fechadas até que se tenha certeza de que todas as bombas fossem encontradas e desarmadas.

A polícia encontrou até esta terça-feira, 93 explosivos espalhados na cidade, sendo que 16 tinham sido desarmados.  Segundo a PM (Polícia Militar), os explosivos foram encontrados em ruas (32 explosivos), 13 dentro da agência do banco do Brasil, 29 no caminhão usado na ação e o restante dentro dos nove veículos encontrados na estrada nesta segunda. O centro da cidade continua fechado e haverá inspeção nos bancos e ruas e até bueiros para detectar se ainda restam explosivos.

As bombas utilizadas tinham sensores, o que causou a perda dos pés de um motoqueiro que passou próximo a um dos explosivos. Segundo a moradora, os reféns vistos em cima dos carros ou como escudos humanos foram pegos na saída do trabalho. “Eles eram funcionários de bares e lanchonetes e estavam saindo do trabalho quando foram dominados pelo bando”, disse Patrícia.

Além dos reféns, os criminosos mataram um empresário, dono de um posto de gasolina, que deixou a mulher no trabalho e voltou ao centro da cidade para filmar a ação. O vídeo (veja abaixo), foi enviado para a família, assim como um áudio no qual ele diz ter sido atingido por um disparo.

 

 

Com 198 mil habitantes (dados do IBGE), a cidade já foi palco de outros assaltos. Em 2017 uma empresa de valores foi invadida com bombas, explosões e o quartel da PM cercado e o helicóptero Águia impedido de decolar.

Mas, de acordo com o marido de Patrícia, neste domingo foi muito pior. “Foram vários reféns, mortes e uma quantidade enorme de explosivos”, disse. Ele ainda destaca a audácia dos criminosos ao ter de cortar a cidade para atingir as rodovias mais próximas.

Mesmo com os fatos ocorridos nos últimos anos, Patrícia e o marido não planejam deixar Araçatuba.

 

Veja vídeo gravado por empresário baleado:

https://drive.google.com/file/d/1Pg54QVtVe0q3Wfo-qKG8nMlRAz1OCItj/view?usp=sharing

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *