ABC

Diadema ainda tem vagas em oficinas culturais e de geração de renda gratuitas

As oficinas culturais começaram em Diadema e este ano o número de vagas oferecidas passou de 10 mil, contemplando sete eixos artísticos nos segmentos Artes Visuais e Economia Criativa, Artes Cênicas, Dança, Música, Humanidades, Circo e Hip-Hop. As formações (56 cursos) acontecem em 17 espaços da cidade e vão até o final do primeiro semestre deste ano.

Gratuitas, as formações promovidas pelo munícipio têm a finalidade de aproximar as artes da população e incentivar o surgimento de talentos locais, explica o secretário de Cultura, Eduardo Minas. Outro objetivo é garantir cidadania e facilitar o acesso cultural a todos, para que Diadema tenha uma produção artística viva e diversificada.

Dentro das linguagens existem diferentes cursos, que são implementados  para atender demandas de frequentadores, caso das modalidades artísticas tradicionais como curso de violão, canto, teatro e artes plásticas. Outras surgem para acompanhar hábitos presentes no mundo atual, como o uso crescente do celular. Hoje, os aparelhos permitem comunicar em tempo real e também tirar fotos, entre outras coisas. O curso “Fotografia com Uso do Celular” está dentro desta característica e atraiu turma de mais de 25 alunos. Toda terça-feira, na parte da tarde, pessoas de diferentes idades comparecem ao Centro de Memória de Diadema para aprender como fazer fotos utilizando os inúmeros recursos que o telefone móvel oferece. “Eu tenho celular há muito tempo e nem sabia dessa tecnologia toda. Participando da oficina estou aprendendo como fazer enquadramento, qual o melhor ângulo e como fotografar em lugares aberto e fechado. O bacana é que tirada a foto, podemos editá-la e compartilhá-la imediatamente”, afirma a professora de Educação Física, Noêmia de Lima Santos.  Ela também ressalta que fazer a oficina lhe permite interagir com pessoas e fazer novas amizades.  

Também visando o desenvolvimento de habilidades e uma possível renda estão as oficinas de “Barbearia Artística” no Complexo Cultural  Eldorado, “Customização” no Centro Cultural Diadema,  “Figurino”, “Maquiagem Teatral” e “Iluminação” no Centro Cultural Serraria  e “Tranças Afro” no Centro Cultural Canhema/Casa do Hip Hop. No mesmo local tem, ainda, a formação de “DJ” ou “Discotecagem”, que além de preservar a  Cultura Hip Hop prepara os participantes para atuarem no universo musical do show business. “Esses cursos são artísticos, mas também têm o viés técnico.  O intuito ao montá-los  é ajudar as pessoas a descobrirem suas aptidões e, com isso, implementar novos nichos de trabalho que possam lhe garantir  alguma renda”, afirma Eduardo Minas .  

Vagas abertas – Com inscrições abertas duas vezes ao ano, Diadema é uma das cidades que mais oferece vagas em formação cultural na Grande São Paulo.  Para algumas linguagens ainda é possível fazer a inscrição e isto pode ser feito comparecendo ao centro cultural onde há a vaga, no horário comercial, munido do RG original e preencher um cadastro. Pessoas com até 14 anos devem comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis. Além dos moradores de Diadema, podem

 fazer o cadastramento pessoas que trabalham ou estudam na cidade.

Veja abaixo as modalidades e os locais onde ainda há vagas.

Modalidades:

Barbearia Artística   – CC Eldorado. 

Ballet Infantil –  no CC Ruyce, CC Canhema-Casa do Hip Hop e CC Nogueira. 

Customização – no CC Diadema. Circo – no CC Eldorado e CC Nogueira. 

Teatro – no CC Ruyce, CC Nogueira, CC Eldorado, CC Promissão, CC Serraria, CC Diadema, CEU das Artes, CC Taboão e CC Campanário. 

Samba Rock  – no CC Nogueira, CC Canhema-Casa do Hip Hop, CC Campanário, CC Eldorado, CC Serraria e CC Promissão.

Endereços:

Centro Cultural Diadema – Rua Graciosa, 300, Centro /Tel. 4056-3366

Centro Cultural Serraria – Rua Guarani, 790, Bairro Serraria /  Tel.: 4056-4950

Centro Cultural Nogueira – Rua Marcos de Azevedo, 240, Vila Nogueira/Tel.: 4071-9300

Centro Cultural Taboão – Av. D. João VI, 1393, Bairro Taboão/Tel.: 4077-1643

Centro Cultural Canhema/Casa do Hip Hop –  Rua 24 de Maio, 38,  Jardim Canhema /Tel. 4075-3792

Complexo Cultural Eldorado – Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55, Bairro Eldorado/Tel.: 4059-1649

Complexo Cultural Promissão- Rua Pau do Café, 1500, Jardim Promissão/Tel. 4066-5454

Complexo Cultural Ruyce – Rua Barão de Uruguaiana, 87, Jardim Ruyce/Tel.: 4067-4292

Complexo Cultural Campanário – Rua Eduardo de Matos, 159, Jardim Campanário/Tel.: 4091-2299

Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes)- Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254, Jardim União/ Tel.:4043-5476

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *