Bem Estar

Doria suspende agendamento de cirurgias eletivas e mantém leitos para covid

O aumento dos casos e internações por conta da covid-19 no Estado de São Paulo já acendeu o sinal de alerta no governo paulista. Em coletiva realizada hoje, 19 de novembro, o governador João Doria disse que vai publicar decreto nos próximos dias suspendendo o agendamento de cirurgias eletivas e também impedindo que os leitos que foram criados para o tratamento da doença sejam desmontados tanto na rede pública como privada.

Nas últimas semanas, as internações no Estado subiram mais de 18%, o que mostra um avanço da doença, que vinha apresentando queda. Segundo Doria, as aglomerações causadas por festas, eventos que não deveriam acontecer, e também pela campanha política contribuíram para a alta.

Além dessas medidas que visam manter leitos disponíveis  a pessoas que contraírem o novo coronavírus, o governo anunciou também  que a classificação do Plano São Paulo voltará a ser feita a cada 14 dias. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen disse que quando a doença estava em queda era possível uma avaliação a cada 28 dias. Mas, como os casos voltaram a subir de maneira preocupante, terá de voltar a ser a cada 14 dias.

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchtey, voltou a ressaltar que se a situação continuar piorando as restrição serão necessárias. No momento, ressaltou, ainda não há pressão no sistema de saúde.

Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *