ABC

Diadema inicia remoção de carros abandonados

A Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema já começou a remover os veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade. A primeira operação foi realizada na última sexta-feira, 04 de agosto, e desde então, ao menos 15 veículos já foram encaminhados ao pátio da Avenida Fagundes de Oliveira.

Cerca de 700 automóveis já foram adesivados, sendo esta a notificação ao proprietário de que ele precisa ser retirado de onde está, de um total estimado de 1.600 veículos nestas condições.
O secretário adjunto de Mobilidade e Transportes, Daniel Carvalho Viana, tem acompanhado as operações e avalia que embora a remoção seja recente, a avaliação já é positiva por parte da população. “Muitas pessoas tem nos procurado para informar sobre carros abandonados”, relatou.

Veículos abandonados em via pública são uma ameaça ao meio ambiente, pela possibilidade de vazamento de óleo e combustível, pontos de acúmulo de lixo e água parada, virando potenciais focos de dengue e outras arboviroses, além de representarem riscos à segurança, servindo de esconderijo para malfeitores, por exemplo.

As vias com maior número de reclamações e notificações são a av. Presidente Juscelino, na Vila Nova Conquista, e na rua Antônio Parreira, no Jardim Casa Grande. Para denunciar veículos abandonados, o morador tem três possibilidades: baixar o aplicativo Colab no Google Play ou Apple Store; ligar no telefone 156; ou ir até a Central de Atendimento.

Após o veículo abandonado ser adesivado, o proprietário tem um prazo de 15 dias para retira-lo do local. Caso o automóvel seja guinchado para o pátio, o dono ou o procurador (ou sócio para veículos de empresas) deve ligar para 4210-6129 ou ir ao pátio, das 8h às 17h, para confirmar se o veículo lá se encontra.

A liberação do automóvel está condicionada ao licenciamento em dia e ao pagamento das multas emitidas na apreensão. O processo de liberação é todo eletrônico pelo site da Central de Atendimento. Clique aqui (https://fala.diadema.sp.gov.br/2023/07/28/liberacao-de-veiculos/) para ver a documentação necessária e o passo a passo.

 

Fotos: Igor Andrade Cotrim

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *