Bem Estar

Covid não é mais emergência internacional, anuncia OMS

Após três anos e mais de 7 milhões de mortos (número oficial) no mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde),  decretou hoje, 05 de maio de 2023, o fim da emergência internacional da covid-19.  Significa que, segundo os médicos da OMS, o vírus não oferece mais riscos graves que possa causar uma crise sanitária mundial.

O status de pandemia, entretanto, permanece, pois significa que a doença está disseminada em grande parte dos países. Não há uma regra ou data para que o fim da pandemia seja decretado, talvez nunca, como foi com outras doenças, como a Aids.

A pandemia da covid foi considerada a maior em 100 anos e, apesar dos números oficiais, pode ter matado 20 milhões de pessoas, já que nem todos foram testados e reportados às autoridades de saúde. Segundo a OMS, morreu uma pessoa a cada três minutos no mundo por conta do vírus.

Apesar do fim da emergência, ainda há necessidade de os países se manterem vigilantes em relação à doença e evitar que novos focos e consequentemente novas variantes voltem a assombrar o mundo.

 

Foto: EBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *