Artigos

Coronavírus: desespero e ansiedade, quando necessitamos mesmo é de informação

A psicóloga Ellen Moraes Senra alerta sobre as crises e os medos gerados pelo Coronavírus, dando dicas para evitar a doença e não cair no desequilíbrio emocional

Por Ellen Moraes Senra

Os últimos dias foram marcados por inúmeras notícias nas redes sociais, jornais e televisão sobre o tão temido corona vírus.

São inúmeras as especulações e as chamadas fake news, o que apenas contribui para gerar mais pânico na sociedade e maior propagação da sensação de insegurança e ansiedade generalizada, colaborando para que nos consultórios de psicologia a ansiedade e os comportamentos obsessivos em relação à higiene das mãos e ao contato pessoal apenas aumentem.

E isso não contribui em nada para a saúde mental ou até mesmo para lidar assertivamente com as informações que temos até o momento de maneira comprovada, ou seja, aquelas disseminadas apenas pela Secretaria da Saúde e não o tanto de informações disparadas a todo momento em grupos e redes sociais mais diversas.

O que podemos fazer então?

Buscar informação real e útil, compartilhá-las com as pessoas do seu meio pessoal e social, fazer adequadamente a higiene das mãos com lavagem e com a utilização do álcool em gel, tomando cuidado com o contato com pessoas que apresentam os sintomas da doença e evitando tocar mucosas, como olho e boca, sem ter higienizado as mãos.

Além disso, só podemos esperar pelas descobertas científicas para seguirmos nos prevenindo.

Sim, existe uma pandemia, precisamos nos precaver com o mínimo de cuidados já mencionados acima, especialmente porque temos um grupo de risco, onde os sintomas da doença podem agravar, o que não significa que precisamos gerar em nós mesmos um nível de ansiedade e medo acima do necessário.

Exatamente isso, medo, pois o medo do desconhecido é o que nos leva ao desespero e aos comportamentos obsessivos.

Informe-se, faça o que é possível e se acalme, só podemos lidar com aquilo que vamos descobrindo, o resto é desespero gerado por medo e isso podemos controlar.

Quem é Ellen Moraes Senra?

Ellen Moraes Senra é psicóloga (CRP 05/42764),  especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, professora universitária e escritora.

Dentre suas obras estão “Feiurinha Sabe tudo”, “Josefino e o uso da rotina na busca de afeto e atenção parental”, “Adolescer sem Vacilo”, “A psicologia e a essência da negritude” e “Autoamor: um caminho para a autoestima e regulação emocional feminina”. Confira mais sobre seu trabalho em @psicologaellensenra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *