ABC

Com 188 óbitos, prefeitos do ABC reiteram isolamento social. Diadema tem mais 7 mortes

Os prefeitos  ABC analisaram, nesta segunda-feira, dia 04 de maio, o avanço do número de casos da covid-19 (doença causada pelo coronavírus ) nas sete cidades  e reiteraram o isolamento social como medida para enfrentar a pandemia. O tema foi discutido durante assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por meio de videoconferência.


Segundo números divulgados pelas sete prefeituras, o  ABC contabiliza, até esta segunda-feira, 2.049 casos confirmados de Covid-19, com um aumento de 652 em relação à semana anterior. O número de mortos pela doença na região é de 188 pessoas, ante 106 há uma semana.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que, diante do aumento do número de casos, as medidas de restrição já anunciadas vão continuar em vigor. “As regras estabelecidas pelo governo estadual e pelas prefeituras devem ser seguidas rigorosamente para podermos minimizar o avanço da pandemia. Com isso, poderemos reduzir a contaminação e, futuramente, sairmos da quarentena”, afirmou Maranhão.

Diadema informou hoje que, de acordo com o Boletim Epidemiológico covid-19 desta segunda, o município registra 302 casos de covid-19 confirmados, 557 descartados e 1.016 casos suspeitos em andamento.

Os casos confirmados estão distribuídos nas 20 áreas de abrangências das Unidades Básicas de Saúde da seguinte forma: Centro (45), Canhema (22), Promissão (22), Reid (20), Real (19), Inamar (19), Paineiras (18), Serraria (16), Nogueira (13), Piraporinha (13), Ruyce (11), ABC (10), Eldorado (10), Conceição (9), Maria Tereza (9), Casa Grande (8), Nações (8), Nova Conquista (8), Paulina (8) e São José (4).

Com relação aos óbitos pela doença, o município confirmou mais sete casos desde 30 de abril, registrando 30 casos confirmados, 14 em investigação e 37 suspeitos foram descartados. Os óbitos registrados em 2 de maio referem-se a um homem de 74 anos, residente do bairro Serraria, e uma mulher de 57 anos, residente no bairro Paineiras. Dos óbitos confirmados no boletim de hoje (4/5), três são em mulheres de 92, 87 e 71 anos, moradoras dos bairros Centro, Piraporinha e Casa Grande, respectivamente, e dois em homens de 69 e 68 anos, residentes dos bairros Piraporinha e Promissão.

Os bairros que registraram óbitos por covid-19 foram: Real (4), Serraria (4), Centro (3), Piraporinha (3), Canhema (2), Eldorado (2), Inamar (2), Maria Tereza (2), Paineiras (2), Casa Grande (1), Conceição (1), Nogueira (1), Paulina (1), Promissão (1), Reid (1).  

Ribeirão Pires

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu nessa segunda mais 1 resultado positivo de coronavírus entre moradores, passando para 64 o número de casos confirmados da doença. 2 resultados negativos foram recebidos, totalizando 132 casos descartados. Outras 48 suspeitas de COVID-19 aguardam resultado de exame laboratorial.

Do total de casos positivos, 40 moradores já se recuperaram – tiveram alta e/ou cumpriram a quarentena e não apresentam mais sintomas da doença.

O município permanece com 7 óbitos confirmados pela doença, 11 mortes descartadas e 1 sob análise de laboratório (entre os 48 casos suspeitos que aguardam resultado).

Hoje há 6 pacientes internados na rede municipal de saúde de Ribeirão Pires, 3 casos confirmados de covid-19 e 3 casos suspeitos para a doença. Não há pacientes internados na rede particular. Acompanhe as atualizações: ribeiraopires.sp.gov.br.

Isolamento

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 59% neste domingo, dia 03 de maio). O ideal é um índice de 70% para que seja efetivo no combate ao coronavírus.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

Segundo o governador João Doria em coletiva, a cidade que não tiver um isolamento mínino de 50% não vai iniciar a flexibilização econômica este mês. No ABC, os índices de isolamento ontem foram os seguintes:

Diadema: 64%

Mauá: 64%

Santo André: 59%

São Bernardo: 59%

São Caetano: 57%

Ribeirão Pires:  69%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *