Bem Estar

Clínicas particulares terão vacinas da covid após registro na Anvisa

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) fechou nesta semana acordo para a compra de vacinas contra a covid-19 da farmacêutica indiana Bharat. Os imunizantes, porém, só serão disponibilizados após registro definitivo na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A previsão de entrega da documentação, segundo o presidente da entidade em entrevista à rádio CBN, Geraldo Barbosa, é fevereiro. “Se for aprovada, em março poderemos ter a vacina disponível”, disse. Diferente das vacinas que serão usadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que podem ser usadas de forma emergencial, a para uso na rede privada precisa ter o registro definitivo.

O laboratório Bharat também está negociando a venda da Covaxin com o governo brasileiro. No primeiro momento, a associação conseguiu a liberação de 5 milhões de doses para a rede privada.

O setor, disse Barbosa, não quer concorrer com o governo na imunização, mas complementar. “É somar esforços para garantir uma imunização mais rápida, principalmente de grupos não classificados com prioritários, mas que precisam da vacina para retornar às atividades normais”.

O setor ainda não definiu valores para cada dose da vacina. Mas, ressaltou, vai levar em consideração o custo da alta do dólar e da logística. Barbosa acredita que mesmo tendo um custo elevado, vai ajudar setores da indústria que precisam manter funcionários viajando. “O custo de um exame PCR para covid é em torno de R$ 300. Imagina para quem precisa fazer toda semana. A  vacina vai ajudar esses setores”.

Foto: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *