ABC

Agravamento da pandemia faz governo de SP antecipar reclassificação do Plano São Paulo

A piora da situação da pandemia da covid-19 nas últimas semanas com o aumento de casos e óbitos fará com que o governo paulista antecipe para a próxima sexta-feira, 15 de janeiro, a reclassificação do Plano São Paulo. A expectativa é que outras regiões retrocedam para fases mais restritivas. A data da nova mudança foi divulgada hoje pelo governador João Doria.

Médicos que fazem parte do Comitê de Contingência ao Coronavírus elaboram um projeto apresentado ao governador João Doria no qual pedem maior restrição para conter o avanço da doença que foi agravado com as festas de fim de ano.  Hoje, três regiões do Estado estão na fase laranja e o restante, na amarela.

Nas últimas 24 horas, segundo dados do governo, o Estado registrou 15.227 novos casos de covid-19, com 323 óbitos. A média móvel está hoje acima de dez mil casos diários, com taxa de óbitos acima de 200.  A média de internações segue superior a 1.600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto.  O total de óbitos no estado atingiu o número de 48.985.

Em relação à primeira semana epidemiológica de 2021, houve aumento de 11,7% no número de novos casos, incremento de 3,3% nas internações e queda de 19% no número de óbitos.

Segundo dados da secretaria estadual da Saúde, 66,3% dos leitos de UTI estão ocupados no Estado. Na Grande São Paulo, o índice é de 67,7%. Para o secretário Jean Gorinchteyn, o cenário ainda deve ficar pior nas próximas semanas, tendo um novo pico no fim de janeiro. “Precisamos que a população mantenha as medidas de precaução”, disse.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *