ABC

CHM de Santo André passa a realizar cirurgias de otorrinolaringologia após modernização

Com a recente qualificação das equipes e da estrutura física, o CHM (Centro Hospitalar Municipal) de Santo André passou a fazer, desde maio, cirurgias de otorrinolaringologia, especialidade que antes era encaminhada para a rede estadual por meio do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Os procedimentos são realizados todas as sextas-feiras e levaram à redução no tempo de espera dos munícipes, que chegava a quatro meses.

No total, são cinco os procedimentos realizados no CHM: cirurgias de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (remoção das glândulas adenóides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta), septoplastia (centralização do septo nasal), turbinectomia (procedimento para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica) e tubo de ventilação otológico (utilizado para  drenar infecções do ouvido).

“Com a ampla reforma que está em execução, e em sua fase final, estamos transformando o CHM em um dos hospitais mais modernos e completos do ABC. A qualificação das equipes e a melhor estrutura disponível para os profissionais permitiram a inclusão de novos procedimentos na nossa rede, trazendo autonomia para a gestão e maior agilidade para os munícipes, que não precisam mais ficar esperando um longo tempo para serem atendidos pela rede estadual”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

As cirurgias contemplam pacientes que já foram admitidos na rede municipal e estavam aguardando pelo procedimento. A porta de entrada para munícipes que tenham alguma questão relacionada à otorrinolaringologia são as 35 unidades de saúde espalhadas pela cidade. Os médicos clínicos fazem uma primeira avaliação no paciente e, em caso de necessidade, encaminham para os médicos especialistas.

“O CHM está sendo modernizado tanto na parte estrutural, como na qualidade e oferta em saúde para os pacientes. Antes,  o munícipe precisava aguardar meses para passar em um serviço de saúde do Estado para algumas especialidades. Hoje, consegue ser atendido rapidamente no próprio município, como é o caso da otorrinolaringologia”, celebra o diretor geral da Rede de Atenção Hospitalar de Santo André, Victor Chiavegato.

Foto: Helber Aggio/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *