Bem EstarTurismo

Campos do Jordão: opção para todos os bolsos

Quando a gente fala e Campos do Jordão, sempre pensamos em quanto vamos gastar. A cidade é cara, com locais requintados e um comércio tentador. Mas, não é bem assim. Dá para fazer turismo na cidade gastando pouco. Mas, como?

O centro da cidade, Capivari, tem restaurantes, bares, chocolaterias deliciosas e muito comércio. É o ponto mais badalado da cidade e, como tal, o local mais caro.  Cheio durante o dia todo e a noite um grande point de diversão.

Mas, como nem todo mundo gosta de muvuca e de colocar a mão no bolso, há muitas outras opções em Campos do Jordão. Esportes radicais e muita natureza são alguns deles. Um dos destaques que conta com tudo isso é o Horto Florestal. O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 1941. Atualmente, possui uma área de 8.341 hectares e ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado. O Parque abriga área remanescente importante da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça-parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Lá é possível passar o dia, comer um lanche, se aventurar em uma tirolesa, fazer trilhas e até um arborismo para crianças e adultos. Os amantes da flora também conseguem comprar mudas plantadas para serem vendidas. Um passeio de bondinho também agrada adultos e crianças.

Antes de chegar ao Horto Florestal, quem quiser pode dar uma passada no Borboletário da cidade. A entrada é paga, pois é particular, mas um ótimo passeio para a criançada.  No mesmo trajeto, há ainda o Aventuras do Rancho, um local ideal para quem quer encontrar no mesmo lugar atividades radicais, passeio a cavalo, paintball, bike um restaurante com comida caseira. Você paga pelas atividades, monta o seu dia. Mas uma dica, chegue cedo para conseguir fazer tudo, já que as atrações tem horário marcado, você chega e faz a sua inscrição.

Campos ainda conta com muitas cachoeiras, algumas próximas ao centro da cidade, que não cobram a entrada. Ah, e uma dica para quem não fica sem as compras. Procure lojas afastadas de Capivari, vá aos bairros e mesmo no centro nas que ficam nas ruas paralelas. Tem muita coisa de primeira linha, liquidação de coleções anteriores e com preço convidativo. E não deixe de entrar nas lojas de artesanato, licor e chocolate que ficam nos caminhos dos passeios, tentadoras e com preços ótimos (para os padrões da cidade).

Cultura

A Cidade também exala cultura. Lá é realizado o Festival de Inverno com muita música clássica. Mas, é no inverno e estamos em pleno verão. Sem problema, há o Museu Felícia Leiner. Um espaço ao ar livre, com entrada gratuita e com obras de arte. O Museu Felícia Leirner está localizado em uma área de aproximadamente 35 mil metros quadrados, em meio a um remanescente de Mata Atlântica. O equipamento cultural divide o espaço com o Auditório Claudio Santoro, casa do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Residência oficial de inverno do Governo de SP, o Palácio Boa Vista também é um museu com peças da história de São Paulo. Só uma dica, não vá na hora do almoço, ele fecha.

Para a criançada

Quem nunca sonhou em entrar na casa de uma princesa? Ou em uma assustadora Pois é, a dica em Campos é o Parque da Floresta Encantada. As crianças podem entrar em casas feitas em tamanho real simulando a das princesas da Disney, Papai Noel e muitos outros personagens. O passeio é barato e leva cerca de uma hora. Um espaço para fazer fotos diferentes.

Quem quiser passar as festas de fim de ano na cidade, há hotéis com valores menores do que no inverno, mas a cidade fica cheia de turistas. E um cuidado a parte, a maior parte dos hotéis não faz a tradicional ceia de Natal e Ano Novo, o turista precisa encontrar um restaurante ou pagar a parte, o que pode encarecer o passeio. Mas vale a pena!

Contatos: Aventuras no Rancho  (12) 3663.7400

Horto Florestal: (12) 99607-0501

Borboletário: (12) 3663-6444

Museu Felícia Leiner: (12) 3662-6000

Palácio Boa Vista: Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001 – Jardim Dirce

Parque da Floresta Encantada: (12) 3663-2596

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *