ABC

Bicho-preguiça é resgatado após cair em quintal em Santo André

Um bicho-preguiça (Bradypus variegatus) foi resgatado na manhã desta segunda-feira. 01 de março, pela equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André. O animal, que caiu de uma árvore no quintal de uma moradora na região do Recreio da Borda do Campo, foi levado para atendimento veterinário no zoológico do Parque Estoril, parceiro da prefeitura nas operações de resgate, e logo em seguida foi solto nas imediações.

“Há uma mata atrás da minha casa e um barranco. Quando eu vi, a preguiça havia caído e parecia machucada. Meu tio pulou a janela e colocou a preguiça dentro de casa. Aí fui logo procurar o telefone das pessoas que podem socorrer esses animais”, disse a moradora Sandra da Silva. Ela contou que não é a primeira vez que uma preguiça cai no quintal, só que da outra vez ela conseguiu colocá-la de volta na mata. “Mas dessa vez achei que ela precisava de cuidados”, acrescentou.

De acordo com a encarregada de Bem-Estar Animal, responsável pelo resgate, Daniela Freire, o bicho-preguiça foi imediatamente levado para o Parque Estoril, onde o veterinário Marcelo da Silva Gomes, do zoológico do Parque Estoril, verificou se ela não havia se machucado, quebrado nenhum osso ou se precisava de cuidados. “Por sorte estava tudo bem e conseguimos soltá-la em seguida”, disse Daniela.

A soltura aconteceu na mata próxima ao Parque Estoril. “Procuramos fazer toda essa operação o mais rápido possível para provocar o mínimo de estresse no animal”, contou a encarregada de Bem-Estar Animal. O resgate, o atendimento veterinário e a soltura aconteceram em menos de três horas.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal já realizou neste ano 54 resgates de animais silvestres. No ano passado foram 200 resgates ao todo. O telefone para solicitar resgate de animais silvestres é 4433-1958.

Foto: Divulgação PMSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *