ABC

Aulas presenciais no Estado de SP devem voltar em 8 de setembro

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que a previsão de retorno às aulas presenciais é de 8 de setembro e em etapas. Porém, para que isso ocorra é necessário que todo o Estado esteja na faixa amarela do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias. Na primeira etapa, apenas 35% dos alunos voltarão presencialmente para às salas de aula.  Na segunda fase, 70% dos alunos poderão voltar e, na terceira, 100%. É um plano de retorno, com um data de referência e não uma certeza ainda.

O secretário da Educação, Rossieli Soares, ressaltou que alunos e funcionários do grupo de risco permanecerão em casa, com aulas online. As medidas valem para todas as escolas do Estado, estaduais, municipais, universidades e privadas.

Desde março, 13,3 milhões de alunos estão fora das escolas no Estado de São Paulo. Soares ressaltou que todos voltarão ao mesmo tempo para a sala de aula presencial. Além disso, cada rede terá autonomia para definir quem volta primeiro, se o ensino infantil ou os que estão para prestar vestibular.

Tanto alunos, professores e funcionários terão protocolos sanitários rígidos para seguir. Os alunos precisarão estar a 1,5 metro de distância do colega; cada criança deverá ter sua própria garrafa ou copo de água, as entrada e saída serão escalonadas para evitar aglomeração. Os intervalos também serão alternados entre as séries. Alunos e funcionários com sintomas não poderão frequentar as aulas. O uso de máscara será obrigatório, assim com a constante higienização dos ambientes da escola.

Caso haja necessidade, Rossieli destaca que o ano letivo poderá ser ampliado até janeiro ou fevereiro de 2021. “São necessárias 800 horas/aulas no ano”, disse. Hoje, as perdas escolares das crianças foi de 2 anos pelo menos em relação ao conteúdo escolar. “Essa recuperação será feita até o final de 2022”. Há ainda, a possibilidade da criação de um ano extra, o 4º ano do Ensino Médio para reforçar o aluno do 3º ano do Ensino Médio que vai prestar o vestibular.

Fases

Primeira fase   –  35% dos alunos quanto todo o Estado estiver na fase amarela por 28 dias;

Segunda fase – 70% dos alunos quando 60% das cidades tiverem permanecido por pelo menos 14 dias na fase verde;

Terceira fase – 100% dos alunos ( o novo normal) – quanto todo o estado estiverem na fase verde.

O secretário ressaltou que caso uma região tenha que voltar  no Plano São Paulo uma ou mais fase, a educação vai ser suspensa apenas onde houve o retrocesso e não no Estado todo.

Veja o projeto de retomada do governo.

Foto: Divulgação Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *