Economia

Associação comercial de SBC lança campanha para reabertura responsável do comércio

A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) lança ampla campanha para reabertura responsável do comércio em toda região do ABC em meio à pandemia, provocada pela covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). A associação vai encaminhar o pedido ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC propondo que a medida não seja uma ação isolada, mas que possa ser adotada por todas as cidades da região.

A iniciativa atende a grande procura na Acisbec por vários setores do comércio solicitando ajuda para a reabertura do comércio.  O ramo moveleiro, com grande concentração na Rua Jurubatuba, é um dos que vem pedido medidas imediatas.

“Se todos colaborarem poderemos reabrir o comércio em breve. Mas, caso contrário, se as orientações não forem seguidas há o risco de abrir e ser necessário fechar novamente. Por isso, é preciso estar preparado”, explica Valter Moura, presidente da Acisbec. A campanha da entidade também acompanha as medidas do governo do Estado que já anuncia a flexibilização para abertura do comércio.

A associação criou um manual de procedimentos, por meio de vídeo, e uma tabela de flexibilização para os diversos setores do comércio. O objetivo da ação é retomar as atividades com consciência em toda a região e diminuir os impactos econômicos no segmento causados pela crise.

Tabela – O manual em vídeo propõe a retomada para funcionamento do comércio em geral, incluindo além dos serviços essenciais, também os considerados não essenciais. Mas, para garantir o funcionamento é obrigatório o cumprimento das medidas de prevenção: máscaras, distanciamento, local disponível com água e sabão, álcool 70%, higienização de superfície de toque como carrinhos, maquininhas, mesas e bancadas, além de limpeza de ar condicionado. E ainda manter porta aberta para renovação do ar e priorizar atendimento online e entrega em domicílio para retirada dos produtos.

A tabela propõe o funcionamento intercalado durante a semana e por setor de atividade. Por exemplo, lojas de móveis e eletrodomésticos abririam às segundas quintas-feiras e sábados e as lojas de departamentos, às segundas e quintas-feiras. E assim com demais setores.

“A ideia é que esta campanha seja adotada por todo o comércio do Grande ABC, não apenas São Bernardo. Por isso, vamos encaminhar as sugestões para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC”, acrescenta Moura.

Sobre a Acisbec

Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.

Ao longo dos anos, a Acisbec implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; AcisbecMobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.

Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *