ABC

Arraial Solidário reúne 60 mil pessoas e arrecada 13 toneladas de alimentos

Solidariedade, entretenimento, música e diversidade gastronômica marcaram a segunda edição do Arraial Solidário de Santo André que, durante três dias de evento, reuniu mais de 60 mil pessoas, arrecadou 13 toneladas de alimentos e cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho. A arrecadação vai beneficiar cerca de 50 mil munícipes em situação de vulnerabilidade atendidos por entidades assistenciais.

“Mais um evento que cumpriu seu papel e que colocou a solidariedade em destaque. Mesmo com o frio os andreenses estiveram presentes e as entidades que participaram deste Arraial estão bastante agradecidas pelo retorno que tiveram”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A primeira-dama Ana Carolina Serra comemorou os resultados da iniciativa. “Esta edição superou o número de doações e presença de público. Tudo começou com o resgate da Feira da Fraternidade, e agora podemos celebrar também o sucesso de eventos como este Arraial e a expectativa da chegada de mais um Natal Solidário.”

O encerramento do Arraial ficou por conta do show da dupla Rionegro & Solimões. Mas passaram ainda pelo palco no Paço Municipal Thaeme & Thiago, na sexta-feira, 16, e tributos a Marília Mendonça e Cristiano Araújo no sábado, 17, entre outras atrações.

“Depois da pandemia o público quer celebrar. Agora que já atravessamos a fase do isolamento, temos que aproveitar para festejar o máximo possível. Estamos felizes por estar aqui em Santo André, pois somos recebidos sempre com muito carinho”, agradeceu o cantor Rionegro, ao lado do parceiro Solimões.

“Eu adorei as escolhas das atrações musicais e sou muito fã de Rionegro & Solimões. Vir aqui curtir essa festa linda e ainda contribuir consumindo nas barracas das entidades assistenciais e com o trabalho do Fundo Social é um presente”, elogiou Neide Aparecida, de 72 anos.

Além dos shows, outro ponto do evento que recebeu destaque foi a gastronomia, com direito a comidas típicas das festas juninas e outras delícias.

“Foi uma luta pra decidir quais comidas ia escolher. Tudo parece ótimo. A cada barraca uma tentação”, comentou Junior Lins, de 38 anos.

A estrutura do Arraial contou com 46 barracas de entidades assistenciais cadastradas no município incluindo comidas, bebidas e artigos típicos de festa junina, além de artesanatos e roupas. Toda a renda foi revertida para as próprias instituições.

“A grande importância do Arraial é justamente fazer com esta festa se transforme em solidariedade, ajudando muitas pessoas”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris.

Outra atração de sucesso foi o Bingo Solidário, com grandes prêmios aos vencedores e renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade. No total, foram vendidas 1.877 cartelas e arrecadados cerca de R$ 9,4 mil.

 

Reciclagem

Para ampliar a reciclagem e diminuir o número de materiais que poderiam ter como destino o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou uma Central de Triagem Compacta. A iniciativa inovadora ocorreu pela primeira vez no Arraial Solidário, proporcionando que os resíduos recicláveis gerados no local tenham o destino ambientalmente correto.

O espaço atraiu a curiosidade de frequentadores, tornando-se um importante espaço de sensibilização e educação ambiental, sendo fundamental para incentivar a prática da reciclagem. Os resíduos serão destinados às cooperativas de reciclagem, proporcionando emprego e renda para mais de 80 pessoas.

O Arraial Solidário foi uma realização da RM Tatuapé, com apresentação do Diário do Grande ABC e da Coop, patrocínio da Braskem, Nova Ceasa e Patriani, e copatrocínio da LGBS e Terracom. O Bingo Solidário teve o patrocínio da Copafer.

 Foto: Alex Cavanha

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *