Alunos de São Bernardo podem se tornar vereadores por um dia

A política começa  fazer parte da vida do brasileiro. E nada melhor do que conhecer o funcionamento de uma casa de vereadores. Para isso, nos dias 19 e 21 de outubro, a Câmara de São Bernardo realizará a 10ª edição da Câmara Jovem.

O projeto é voltado a alunos de escolas públicas e particulares da cidade, que atuarão como parlamentares. A Câmara Municipal é formada por 28 parlamentares eleitos pelo voto popular. Nos em que o Câmara Jovem é realizado,  os parlamentares cedem suas cadeiras para 28 estudantes do Ensino Fundamental, e outros 28 do Ensino Médio.

Para participar dessa iniciativa, do vereador Eduardo Tudo Azul, eles terão eu inscrever  por meio de suas escolas e elaborar um projeto de lei que favoreça a cidade. Os autores das 56 melhores ideias irão à tribuna para defendê-las.

Durante as atividades, serão seguidos os procedimentos regimentais de uma verdadeira sessão na Casa. Os alunos serão filiados a partidos temáticos como PET (Partido dos Esportes e Turismo), PJ (Partido da Juventude) e PNM (Partido da Natureza e Meio Ambiente), escolhidos de acordo com o conteúdo da matéria apresentada.

Após a diplomação e a posse de cada um, o vereador Eduardo Tudo Azul conduzirá a votação da mesa. Serão escolhidos o presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários – responsáveis pela coordenação dos trabalhos.

Cada vereador fará uso da palavra por 5 minutos para defender seu projeto que, logo após as discussões, receberá votos contrários ou favoráveis.

“Um dos objetivos é informar os jovens sobre o funcionamento do legislativo, para que eles assumam um compromisso com o Brasil”, avalia Tudo Azul.

Maiores informações pelo telefone: 4331-4368.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *