ABC

ABC e Grande São Paulo voltam para a fase amarela. Após às 22h continua regras da vermelha

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, a nova reclassificação do Plano São Paulo e avançou o ABC da fase laranja (de controle) para a amarela (de flexibilização). A medida atende pedido feito pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em ofício, a entidade regional destacou que as sete cidades possuem indicadores compatíveis para a mudança de faixa no plano de reabertura gradual da economia.

A partir das 22h, entretanto, continuam valendo as regras da fase vermelha, com o fechamento dos comércios e atividades não essenciais. As medidas já velem a partir deste sábado, dia 06 de fevereiro.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que a decisão de solicitar ao Governo do Estado o retorno da região à fase amarela do Plano São Paulo ocorreu porque os índices do Grande ABC já asseguravam o avanço de faixa.

No documento, o Consórcio ABC apontou que os índices de ocupação de leitos UTI destinados à Covid-19 estão abaixo de 70%, garantindo o retorno das sete cidades à fase amarela, e que o nível de leitos disponíveis por 100 mil habitantes atingiu 31,5, atualmente o maior do Estado.

“As sete cidades estão unidas nos esforços para conter o avanço do vírus e continuarem bem estruturadas, com capacidade hospitalar instalada suficiente para que não falte atendimento médico para a população. Com o início da vacinação, entendemos que é possível a flexibilização de forma segura e responsável”, afirmou Paulo Serra.

A fase amarela do Plano São Paulo permite a ampliação do funcionamento de atividades comerciais, possibilitando que os setores da economia que já estavam autorizados possam permanecer abertos por até 10 ou 12 horas, dependendo do segmento, com capacidade de ocupação de 40%.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *