ABC

Santo André: Parklets democratizam o uso das ruas e incrementam o setor gastronômico

A pandemia de covid-19 que deixou grande parte das pessoas trancadas em casa por quase dois anos mudou muitos hábitos. Na gastronomia, o aumento do delivery foi um dos pontos que deve ficar e ganhar cada vez mais espaço. Mas, por outro lado, sair de casa, ir a um restaurante, evento ou apenas procurar um espaço aberto para ficar, foi uma necessidade depois do fim das restrições.

Em Santo André, quem passa por algumas ruas do bairro Jardim e da Vila Assunção que contam com bares e restaurantes já deve ter percebido um espaço na rua, na vaga de um ou dois carros que se parece com uma varanda. Estes espaço são os parklets, bastante conhecidos e utilizados em diversos países, como Estados Unidos. Aliás, eles nasceram em São Francisco em 2005. No Brasil, ficaram conhecidos em 2012 na capital paulista durante um festival que envolvia arquitetos e designers.

NO ABC, Santo André é a única cidade, até o momento, a autorizar a instalação do espaço. Segundo Beto Moreira,  presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), foi uma ideia de um dos diretores da entidade apresentada à Prefeitura. Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, já existia o projeto, mas a parceria com a iniciativa privada foi importante para a concretização e é fundamental para o bom andamento da economia da cidade.

Os parklets visam colocar os frequentadores de bares e restaurantes em um espaço aberto ou ser apenas um local de convivência. Banzato destaca que por estar em vias públicas, qualquer pessoa pode utilizar e não apenas os clientes do estabelecimento.

Esta necessidade de estar em um espaço aberto, segundo Moreira, surgiu com o fim da pandemia e a iniciativa de Santo André é positiva tanto para os clientes como para os estabelecimentos, que têm mais um espaço para oferecer e agradar tanto aqueles que gostam de ficar em espaços fechados como os que preferem estar ao ar livre.

“Com os parklets, o uso da rua fica mais democrático. É mais uma medida de Santo André para atrair empresas do setor gastronômico. A cidade é a que mais recebe restaurantes e franquias de alimentação do ABC”, destaca o secretário.

No estudo apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em um dia, duas vagas de estacionamento recebem cerca de 40 veículos. Nos parklets, no mesmo período, cerca de 300 pessoas passam pelo local.

A instalação do espaço não é livre, existem regras determinadas no decreto municipal nº 17.212 de 29 de julho de 2019, assim como os locais permitidos, distância das esquinas e outros dados técnicos que precisam ser seguidos.

Segundo o Sehal, o ABC registrou este ano um crescimento de 17% nos estabelecimentos do setor. Parte disso, ressaltou  Moreira, é atraído pela maior segurança da região, na comparação com a capital e outras cidades da Região Metropolitana e também pela estrutura oferecida. “As cidades do ABC são bem administradas, e isso faz a diferença para o setor”, destaca.

Foto: Lucius Tapia/Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *