Na Pegada

A alquimista dos pães artesanais

Quem vê as massas artesanais da Erika Hattori Martinez pensa que ela é chef há muitos anos e sempre trabalhou na produção de pães diferenciados. Mas, esta impressão está errada. Ela é empresária, tem uma clinica de micropigmentação em São Caetano e nunca tinha colocado a mão na massa (no sentido literal).

A quarentena chegou e a obrigou fechar seu lugar de trabalho e única fonte de renda. Se, por um lado não entrava dinheiro, do outro as contas não paravam de chegar e já estavam atrasadas por conta da paralisação, que durou  muito mais tempo do que o esperado.

As contas para pagar e uma filha para sustentar  fizeram com que ela partisse para um inesperado plano B. Uma receita feita e um post nas redes sociais renderam 20 pães vendidos. E o que era uma alternativa virou uma solução e ela tem certeza de que em breve conseguirá virá o jogo.

Mas, quem pensa Erika ficou só no pão errou. Ela passou a desenvolver receitas diferenciadas, com ingredientes de qualidade, a estudar os vários tipos de temperos, ervas  e farinhas. E assim, em meio à pandemia, nasceu a Boulangerie Artesanal Gourmet.

Erika trocou o trivial na cozinha por receitas elaboradas de pães, que são verdadeiras obras de arte. Como ela diz, os produtos são feitos com o sabor da energia de ervas fresca, ainda vivas, para que gerem a alquimia do sabor.  O sovar com as mãos também substitui as máquinas. “É mais cansativo, mas as massas ficam mais saborosas, o carinho e a energia das mãos transmitem sabor aos produtos”, diz.

Hoje, além de atender aos pedidos dos clientes, Erika pesquisa combinações de sabores, com frutas, queijos e até flores. O resultado, bom, basta ver as fotos que ilustram a matéria. Ah, ainda tem as versões sem glúten e integral.

Para muitos clientes os pães artesanais são presentes para aqueles entes e amigos que não podemos ainda reencontrar. E, pensando em entregar não apenas um pão, mas um presente, um carinho, Erika apostou também em embalagens diferenciadas e cartões para quem recebem. “No Dia das Mães, a distância de muita gente foi compensada por um produto. Foi um carinho”.

Ela vende apenas por encomenda, para que chegue quentinho para o cliente. A entrega é por Uber. Hoje ela produz na cozinha de casa. Mas a meta é conseguir um investidor para ampliar os negócios e, quem sabe, abrir uma Boulangerie Artesanal Gourmet em algum ponto comercial da região.

Agora que sua clínica já foi liberada para funcionar, ela optou por ficar dois dias e os outros dias dedicar à produção de massas artesanais. Sinal de que, mais uma vez, o plano B pode virar a principal fonte de renda.

Contato e encomendas : (11) 94344-3902

Abaixo os produtos

Produtos: – Baguettes, Crostata, Focaccias e outras. Veja o cardápio completo:

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *