Vacina de adolescentes pode atrasar com aplicação da terceira dose nos idosos, diz secretário

O secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta quinta-feira, 26 de agosto, em entrevista à Rádio Eldorado (do grupo Estado), que o calendário de vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades poderá atrasar. O motivo é a aplicação da terceira dose que começa a ser ministrada em 06 de setembro nos idosos.

Segundo ele, o Estado precisa das doses que são entregues pelo Ministério da Saúde para imunizar os dois grupos. O Ministério determinou que a terceira dose deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer (que é o único autorizado pela Anvisa para os adolescentes). Já, no Estado, deve ser feita com o que estiver disponível no posto (Pfizer, Astrazeneca, Jansen e Coronavac).

Se faltar doses, disse Gorinchteyn, o governo estadual poderá comprar diretamente da Sinovac  mais imunizantes, a Coronavac,  para garantir que os idosos recebam o reforço,  fundamental para o combate da variante Delta no Estado.

No caso dos adolescentes, os com comorbidades devem ser vacinados dentro do cronograma. “Existe o compromisso do Estado de vacinar os adolescentes, inclusive os sem comorbidades e vai ser feito, mas pode haver uma mudança no prazo.  Hoje deve ser definido o cronograma com base nas previsões de entrega dos imunizantes”, disse o secretário.

 

Foto: Divulgação Governo do Estado de S.Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *