USCS inaugura Centro de Inovação INOVA USCS para o Desenvolvimento Regional
Foi inaugurado hoje, 06 de maio, o Centro de Inovação INOVA USCS para o Desenvolvimento Regional, projeto constituído pela tríade Prefeitura Municipal de São Caetano, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Fundação de Apoio à USCS (FAUSCS). O Centro funcionará nas dependências do Campus Centro da USCS (Rua Santo Antônio, 50), no 5º andar.
“Mais do que a abertura desse espaço físico de quase 1 mil metros quadrados, essa inauguração representa a materialização de um compromisso da USCS com o futuro, com a inovação, com o papel de transformação que as instituições de ensino superior estão sendo chamadas a desempenhar na sociedade contemporânea”, explica o reitor da USCS, Leandro Prearo.
O projeto para o Centro de Inovação INOVA USCS para o Desenvolvimento Regional foi submetido pela USCS, em março de 2022 (e aprovado no mesmo ano), à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A assinatura do contrato entre as instituições ocorreu em 19/7/23.
“A USCS é uma parceira ideal para São Caetano, uma universidade que traz muita diversificação de conhecimento para a cidade e com a qual temos grandes parcerias. Para a cidade, este projeto significa um grande avanço na área de inovação, que para nós, é motivo de orgulho, de alegria e de muita esperança e expectativa que o INOVA USCS atinja os resultados propostos”, reforça o prefeito de São Caetano, Tite Campanella.
Hoje, o INOVA USCS já abriga 21 empresas em processo de incubação, sendo 13 na área da saúde, cinco em Tecnologia da Informação e Comunicação, duas em multimercados e uma relacionada aos desafios da indústria 4.0. Além disso, há um grande investimento em capacitação, já foram 420 professores e alunos capacitados em empreendedorismo, ideação e ferramentas de Inteligência Artificial. Além disso, foram treinados 170 professores e alunos de diversos países da América do Sul, fomentando o intercâmbio de conhecimento e criando uma rede de inovação internacional.
“O Inova USCS abrigará tanto as startups já constituídas em processo de aceleração, mas também projetos em fase de ideação, via edital, que serão inscritos pelos interessados e selecionados pelos profissionais do Centro. Esse centro tem como proposta contribuir para o resgate da competitividade regional e isso só pode ser feito a partir da competitividade das empresas, das organizações em geral”, explica a coordenadora do INOVA USCS, professora Maria do Carmo Romeiro.
Em infraestrutura, o projeto conta com três laboratórios com equipamentos de última geração: Metabolômica e Proteômica, Biologia Molecular e Biobanco; área de coworking com 60 estações de trabalho, tanto para utilização por startups, quanto por empresas já consolidadas; área de prototipagem rápida com quatro impressoras 3D e demais espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e espaços administrativos.
“Os resultados reforçam a nossa convicção que a USCS não busca apenas forma profissionais, mas nossa missão é ser uma força motriz, catalisadora de mudanças, acreditamos firmemente no papel da universidade transcendendo a sala de aula, a USCS e as universidades são agentes ativos no desenvolvimento social e econômico das cidades estados e países. E nesse cenário de constante transformação, investir em tecnologia, pesquisa e inovação não é mais uma opção, é uma urgência estratégica do país” reforça o reitor.
O INOVA USCS tem como propósito incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (PD&I); a transferência de tecnologia, promover a interação entre a universidade e as empresas, governo e outras organizações integrantes do ecossistema de inovação e da sociedade do conhecimento, promover a inovação em produtos, processos, mercados e organizações, buscando contribuir para aumentar a competitividade empresarial/organizacional, e, com isso, contribuir para o resgate da competitividade regional.
Fotos: Ana Paula Lazari/USCS