Economia

Trabalhadores aprovam acordo e retomam produção na Arteb

Os trabalhadores demitidos pela Arteb, autopeças de São Bernardo, aprovaram em assembleia realizada nesta quinta-feira,  28 de janeiro,  a proposta negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a empresa. O acordo comtempla, entre outros itens, a recontratação de parte da mão de obra demitida em setembro, quando se inicia o contrato o fornecimento para a Fiat.

Os 200 trabalhadores demitidos foram informados dos detalhes pela manhã, em uma reunião na sede do Sindicato, e a proposta foi votada e aprovada à tarde, em assembleia com todos os empregados da planta, na frente da empresa. Após a aprovação, os trabalhadores do segundo turno retomaram a produção, que volta ao normal nesta sexta, dia 29.

O secretário-geral do Sindicato, Moisés Selerges, disse que garantir o pagamento das indenizações era uma preocupação do Sindicato, por se tratar de uma empresa em recuperação judicial. “Infelizmente, a situação é grave e não poderíamos trabalhar fora da realidade, por isso optamos por não criar expectativas que não poderiam ser cumpridas. Uma consultoria contratada pela fábrica chegou a orientar a direção a demitir 500 trabalhadores. Um verdadeiro absurdo”, destacou.

“Saímos da negociação com o compromisso de que as rescisões serão todas pagas o mais rápido possível e a forma vai depender do valor que cada um tem a receber, que varia muito. Acertamos, no entanto, que nos casos em que for necessário parcelamento, nenhum trabalhador receba por mês um valor inferior ao seu salário bruto”, acrescentou.

Na negociação o Sindicato também garantiu a manutenção do convênio médico dos demitidos até setembro e o compromisso de que até este mesmo mês não haverá novas demissões.

Durante a assembleia, o dirigente também destacou que parte importante do acordo foi o compromisso que a Arteb assumiu – e que será registrado em documento – de recontratar 50 trabalhadores a partir de setembro, quando começa o contrato com a Fiat. “Eles terão de aumentar a produção, vão precisar de mais gente e nada mais justo do que recontratar dentre os demitidos”, disse. Segundo ele, a empresa informou que também há conversas com uma outra montadora e que se estas forem positivas, a empresa pode vir a recontratar até mesmo todos os que foram desligados”, acrescentou.

Selerges reforçou que o Sindicato continuará acompanhando o cumprimento dos compromissos estabelecidos e manterá conversas constantes com a empresa para discutir o futuro da planta de São Bernardo “Há uma boa perspectiva de contratos com montadoras. Vamos acompanhar. É uma fábrica antiga, com muitos trabalhadores, importante para o ABC”, reforçou.

Foto: Adonis Guerra/SMABC

One thought on “Trabalhadores aprovam acordo e retomam produção na Arteb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *