Turismo

Terra do Papai Noel, Lapônia, é destino de brasileiros no Natal

A Lapônia é conhecida como a terra de Joulupukki, o equivalente finlandês ao Papai Noel. Segundo a tradição, Joulupukki vive nas profundezas das florestas lapônicas, onde, acompanhado por seus ajudantes, os “elfos” ou “duendes” (conhecidos como “Tonttu” ou “Pukki”), ele se prepara para o Natal fazendo uma lista de crianças que se comportaram bem durante o ano.

A lenda do Papai Noel finlandês tem raízes antigas, conectadas à figura histórica de São Nicolau, mas ao longo do tempo, adquiriu características próprias, influenciadas pela cultura local. Ao contrário do Papai Noel ocidental, Joulupukki é retratado muitas vezes usando roupas feitas de lã de rena, refletindo a importância desses animais na vida e na cultura lapônica.

“A beleza da região pode ser facilmente encontrada entre as montanhas, fjordes e mares congelados que abrangem quatro países: Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia, onde o Natal é mais do que uma simples comemoração e, durante todo o ano, deixa o clima dessa região ainda mais mágico”, relata o brasileiro caçador de aurora boreal, Marco Brotto, que todos os anos lidera expedições em busca das auroras boreais no céu do Ártico.

Um grupo de brasileiros está prestes a embarcar nessa emocionante jornada  rumo à mítica Lapônia, onde vão passar o réveillon e vivenciar esse clima natalino no lar do próprio Papai Noel, além de presenciar as deslumbrantes auroras boreais.

 

“Estamos com as expectativas elevadas e os corações repletos de antecipação para proporcionar essa experiência única e inesquecível, que é ter o céu enfeitado pelas Luzes do Norte na primeira noite do ano”, descreve Brotto, que com a sua equipe já realizou mais de 130 expedições com 100% de visibilidade de auroras.

O grupo partiu do Brasil no último dia 17 e está entusiasmado com a perspectiva de testemunhar as magníficas auroras, um espetáculo natural de luzes dançantes no céu.

“Teremos noites dedicadas à observação desse fenômeno espetacular, quando os participantes poderão ser agraciados com a visão hipnotizante dessas cortinas de luz que pintam o céu natalino. Estamos estudando com atenção todas as condições meteorológicas para que esse sonho se torne realidade”, explica Brotto.

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *