Tecnologia, humanidade, acolhimento e mais inclusão aguardam os alunos do Colégio Adventista em 2022

Os dois últimos anos não foram fáceis para a educação. A previsão de escolas fechadas era de algumas semanas, mas durou todo o ano de 2020. E neste ano a volta ainda foi difícil, com muito distanciamento e poucos alunos na forma presencial, obrigando os estabelecimentos a montar estúdios em cada sala para que quem estivesse em casa pudesse acompanhar ao mesmo tempo.

Mas, será que toda esta tecnologia vai ficar para sempre? As escolas vão manter a estrutura e permitir que algumas crianças ainda fiquem em casa e acompanhem remotamente as aulas? Ainda não é possível saber. Mas, na rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista o que vai ter, com certeza, é muito carinho com os alunos e uma escola muito mais humanizada.

A tecnologia foi necessária e fundamental para que as escolas mantivessem a qualidade das aulas durante este longo período. Segundo o diretor do Colégio Adventista de São Bernardo, Uilson Santos, tecnologicamente a rede evoluiu 15 anos. “Já estávamos com os projetos em andamento, mas precisamos ser mais rápidos e acelerar para garantir a qualidade para os alunos”. Os professores também precisaram se treinados, tanto os mais novos que iniciaram a carreira fora de uma sala de aula, como os mais velhos, que tiveram de reaprender a ministrarem as aulas, no computador.

A unidade de São Bernardo também vai ter outras novidades, como novas salas para a educação infantil, que teve uma demanda muito grande de novos alunos neste período. A rede conta com aulas diferenciadas, atividades que incentivam a criatividade e  ajudam os alunos mais tímidos a encararem uma participação com os colegas.  Há também o incentivo à leitura de livros, com metas mensais para todas as turmas com um espaço acolhedor.   E neste projeto os alunos se superam, devorando mais títulos do que os pedidos pelos professores.

Mas, o grande diferencial promete ser o acolhimento. As crianças foram expostas a uma enorme carga de tecnologia nestes quase dois anos. O abraço, o acolhimento ficou mais distante. E é isso que a rede Adventista  vai priorizar em 2022. “Os alunos precisam de carinho, de contato”, disse Marizane Piergentile, diretora de educação da Rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista.

“Precisamos conversar com o futuro”, destacou Marizane sobre a importância da tecnologia na Educação. Mas, ressaltou que a escola precisa se tornar um lugar mais humano, na qual os problemas e necessidades de cada aluno possam ser resolvidos. “Se uma criança precisar trazer o cachorro na sala de aula por conta de um problema de saúde, ela trará”, exemplificou a diretora. Hoje, há crianças que precisam dos animais até para a sobrevivência, já que os cães treinados conseguem evitar e prever crises de algumas doenças graves.  O Adventista , com certeza será uma escola ainda mais inclusiva, humana e tecnológica após as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19.

 

Foto: Eagle News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *