Bem Estar

SUS terá 45 milhões de doses da vacina em dezembro, afirma diretor do Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse hoje, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que a Coronavac (vacina chinesa que está em teste no Brasil) estará pronta para ser enviada aos SUS (Sistema Único de Saúde) em dezembro deste ano. Ele ainda espera que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) libere o produto rapidamente.

Segundo Covas, o acordo fechado entre o Butantan e o laboratório Sinovac garante o recebimento de 15 milhões de doses prontas até dezembro (5 milhões em outubro, 5 milhões em novembro e 5 milhões em dezembro). Estas, disse, já virão na seringa prontas para a aplicação. Outras 30 milhões de doses serão enviadas para serem envazadas no Brasil, isto é, para serem colocadas em frascos ou seringas nos padrões nacionais.

O Butantan,  ressaltou Covas, poderá chegar a 60 milhões de doses em março e a 100 milhões em maio. As informações foram passadas ao Ministério da Saúde para que seja iniciada a preparação para a campanha de vacinação ainda em dezembro.  O governo federal conta também com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e que está sendo testado pela Fiocruz.

Efeitos colaterais

O diretor afirmou ainda que o Instituto Butantan já apresentou à Anvisa dados dos estudos feitos com os 24 mil voluntários vacinados na China que mostra a segurança e a eficácia da vacina. Os dados  mostram que apenas com 5% deles tiveram efeitos colaterais leves, sendo de 3%  de dor no local da aplicação e 0,18% de quadro febril, o que mostra a segurança do produto próximo à vacina de influenza brasileira.

Também foi acertado com a Anvisa um acompanhamento mais próximo dos testes que estão sendo feitos no Brasil  para que, assim forem concluídos, o produto seja aprovado com rapidez.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *