Bem Estar

Startup mapeia e acaba com o circuito de contaminação da Covid-19

Em meio à pandemia muitas dúvidas e inquietações ainda pairam nossas cabeças. Entre tudo que as pessoas estão preocupadas, dois aspectos são os que mais incomodam os brasileiros: primeiro é o que será da economia com este isolamento horizontal? E depois como vamos estar seguros com esta ameaça invisível?

Sabemos que o isolamento é fundamental para manter que as pessoas não se contaminem e para diminuir o risco de transmissão. Mas, também, temos a certeza de que a economia precisa seguir caminhando para evitar um colapso financeiro no País. Contudo, a pergunta que fica é como fazer isso?

Por isso a UniverSaúde, startup que desenvolve soluções tecnológicas para a área da Saúde e lançou o aplicativo AVISACorona, uma solução multiplataforma para o monitoramento dos casos de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus)  nos municípios brasileiros. “O momento atual da epidemia de coronavírus no Brasil é grave, dramático e demanda tomada de decisão imediata também por parte da sociedade civil organizada. A UniverSaúde assumiu naturalmente o papel de liderar um movimento de apoio para o enfrentamento do problema associando informação, inteligência gestora e tecnologias digitais”, conta o fundador, Erico Vasconcelos.

E o objetivo do projeto é claro, acabar com a circulação da contaminação localizando e tratando de forma isolada os casos de covid-19 antes mesmo de irem aos hospitais. “O AVISACorona é a solução que criamos para ajudar os municípios a controlarem a epidemia de coronavírus e o impacto social, considerando o imperativo da interrupção do circuito de contaminação, por meio de duas ações estratégicas muito importantes neste momento de circulação ativa do vírus, que são localizar geograficamente, e em tempo real, as pessoas que estão contaminadas antes que elas precisem ser internadas; e trata-las com antecedência evitando mais ocupação de leitos nos hospitais e o iminente colapso dos sistemas de saúde”, afirma Vasconcelos.

Como funciona e quem é o público-alvo?

Visando cumprir com a demanda de corrigir problemas encontrados, como a curva ascendente na epidemia, subnotificação de casos que não oferecem resultados reais, a inquietação do distanciamento social e pressão pela retomada de trabalho e econômica, o foco principal do AVISACorona são Secretárias Municipais de Saúde, Estados e Consórcios Intermunicipais.

Desta forma, as cidades e os estado poderão potencializar o monitoramento com uma ferramenta que agrega o aplicativo para dispositivos móveis, software de telemedicina, sistema de alertas, prevenção e painel de controle integrado para as equipes que atuam na linha de frente. “Precisamos que os orgãos competentes municipais e estaduais estejam alinhados e acompanhando seus casos de forma mais real e efetiva para solucionarmos s problemas que estamos enfrentando, inclusive, o isolamento social, que tem trazido aumento de suicídios por depressão; e a retomada da Economia”, orienta Vasconcelos.

 E a forma de captar estas informações é bem simples e conta com a participação de cada cidadão, conforme explica o  Vasconcelos. “As pessoas acessam o portal ou baixam o app do AVISACorona, preenchem um questionário, os responsáveis terão acesso a estas informações que irão desenvolver os resultados, dar orientações, reforçar os procedimentos e monitorar os casos”, explica.

Para mais informações acesse o site: https://www.universaude.com.br/avisacorona/


Assista o vídeo e saiba mais: https://youtu.be/nXhInauX9I4


Erico Vasconcelos
é cirurgião-dentista, estomatologista, especialista em Terapia Comunitária, em liderança e desenvolvimento gerencial de organizações de saúde e MBA em gestão de pessoas. Há 16 anos atua como gestor de saúde de diversas organizações privadas, em municípios e no Ministério da Saúde. É Professor em Universidades públicas e privadas de cursos de graduação e pós-graduação em áreas da saúde, gestão e liderança nas modalidades online e presencial. Fundou a UniverSaúde, uma startup que ajuda gestores a fazerem mais com menos dinheiro associando informação e inteligência com tecnologias digitais

 UniverSaúde é uma startup que desenvolve soluções tecnológicas para a área da Saúde com foco no tripé gestão-educação-população. Fundada em 2017, conta com gestores e profissionais de saúde que acumularam conhecimentos e experiências na atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) e em organizações privadas do País, por mais 20 anos.  

A missão é cuidar de quem cuida para transformar o jeito de fazer Saúde no Brasil, com a visão em ser referência nacional no desenvolvimento de gestores e profissionais de Saúde até 2024, inovando na produção de cuidados em serviço associando tecnologias digitais. A UniverSaúde tem como proposta de valores a inovação, protagonismo, experiência e a excelência.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *