Bem Estar

Escova errada pode prejudicar saúde bucal

Como você escolhe a sua escola de dente? Pela cor, preço ou pelo tipo de cerda? Você sabia que não são apenas os dentes que elas limpam, mas as gengivas também? E, se não forem adequadas, podem causar sérios problemas na gengiva? Pois é. O correto é consultar um dentista antes de comprar a escova dental para saber qual a ideal de acordo com seus dentes e gengivas.

Mas, uma coisa é certa, a escola de cerdas duras é praticamente excluída das indicações. Apenas quem usa prótese total (dentadura) deve optar por este tipo. A mais indicada sempre é a de cerdas macias. E, em casos de maior sensibilidade ou tendência à retração gengival (quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz exposta), a extra macia.

A mais recomendada, segundo a ortodentista Tânia Torres, é a extra macia com grande  volume de cerdas e cabeça pequena. Além da sensibilidade das gengivas e tendências a sangramento ou outras afecções, a escolha passa pelo tamanho do arco dental, idade e uso de aparelhos ou próteses.

O uso das escovas duras e médias retração da gengivas, e consequentemente erosão da raiz exposta. As macias, ao contrário, não causam traumas nos dentes e gengivas. E até o modo de escovar os dentes deve ser aprendido com o dentista e nada de pressão na hora de passar a escola. O ideal são movimentos circulares leves nos dentes e gengivas e sem esquecer dos dentes do fundo.

E o mercado já conta com produtos ideais. A Colgate tem a linha Ultra Soft. Desenvolvida na Suíça, as escovas têm abundância de cerdas com pontas ultramacias, que prometem limpeza completa e remoção da placa bacteriana. A escova também tem a cabeça compacta, como indicado pelos dentista. Outra opção da Colgate é  aS limSoft Advanced. Com

Tecnologia Dual Core, a escova contém cerdas flexíveis e ultra macias que

promovem uma limpeza profunda superior, sem machucar a gengiva. Uma grande

novidade está no design da escova, com cabo ergonômico para melhor

manuseio na hora da escovação. Além disso, segundo a Colgate, suas cerdas alcançam sete vezes  mais fundo abaixo da linha da gengiva e limpam 2,4X mais profundo entre os dentes.

A Curaprox, marca encontrada em farmácias, também oferece opções que vão de encontro às indicações dos dentistas. Cientificamente desenvolvida, possui cabeça anatômica com 5460 cerdas que alcançam e higienizam todas as regiões dos dentes.

A dra. Tania Torres atende em São Bernardo, contato: 4125-3462

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *