ABC

Shopping ABC produz adubo e distribui gratuitamente aos clientes

Você já imaginou entram em um shopping e sair com um saco de adubo nas mãos gratuitamente? E quando que você consegue ler as instruções de uso descobre que foi produzido no local? Bem isso já é possível.  Em Santo André, o Shopping ABC transforma as sobras orgânicas da praça de alimentação em adubo.

A iniciativa, que faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, incentiva o descarte consciente do lixo. Após a coleta, o empreendimento direciona o material para uma máquina de compostagem acelerada que transforma todos os restos de comida em compostos orgânicos. “Compartilhar essa experiência totalmente sustentável com nossos clientes fortalece ainda mais nosso compromisso com a sociedade”, afirma a gerente de marketing Flávia Tegão.

É pegar e levar para casa

A média de reaproveitamento de alimentos descartados gira em torno de 50 toneladas por mês. Os adubos gerados, além de estarem disponíveis para toda a população, já estão sendo utilizados também nos plantios das áreas internas e externas do shopping.

Para pegar um saquinho com o adubo, basta dar uma passadinha na loja sustentável. É totalmente gratuito e não há sequer um funcionário para entregar, deixando o visitante bem à vontade no meio de verde e caixas de madeira como as de feira.

Horta

Além da loja sustentável, o Shopping ABC conta com a Horta Colaborativa direcionada exclusivamente para os funcionários do empreendimento. No espaço de 100 m2 próximo ao estacionamento já é possível ver mudas de alecrim, hortelã, beterraba, alface, manjericão, coentro, salsinha e cebolinha criando formas e espalhando o verde por ali.

Mistura de madeira com verde reflete o projeto

“Neste início de projeto o consumo é apenas para nossos funcionários. Queremos todos colocando literalmente a mão na massa, por isso cada um de nós tem uma tarefa para desempenhar ao longo da semana para que o projeto cresça significativamente a ponto de compartilhar com todos os colaboradores e lojistas”, complementa Tegão. 

Outra programação que complementa os pilares de sustentabilidade do empreendimento é a Feira Orgânica que acontece todas as sextas-feiras das 15h às 20h em parceria com a Craisa e produtores regionais. 

Vamos torcer também para que em breve o shopping distribua parte das mudas da horta. Já que é uma delícia saborear uma verdura ou usar um tempero que saiu do nosso quintal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *