ABC

Semana da Mulher tem exames de prevenção ao câncer nas UBSs em São Bernardo sem agenda e até às 22h

Em homenagem ao Dia internacional na Mulher, comemorado em 08 de março a prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, promove entre os dias 09 e 14 de março a Semana da Mulher. Serão ofertados exames de prevenção de câncer de colo de útero e mama nas 34 UBSs (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 17h, conforme demanda espontânea (sem necessidade de agendamento).

Haverá, inclusive, realização de exames no período noturno, até às 22h, nas unidades que tem o horário de funcionamento estendido, por meio do programa Saúde na Hora Certa (Vila São Pedro, União, Alvarenga, Taboão, Alves Dias e Nazareth).

“Nosso objetivo é sensibilizar as mulheres ao tema, ao tratamento e colocar toda a nossa estrutura a disposição para que os exames de prevenção possam ser feitos. Quando se trata de um câncer, o diagnóstico precoce é fundamental, por isso voltamos a frisar a importância do cuidado e da manutenção da Saúde”, declarou o prefeito Orlando Morando.

No sábado, dia 14 de março, será o DIA D, das 8h às 17h, com todas as atividades de prevenção da saúde da mulher e mais Grupo Educativo de Sexualidade, Auriculoterapia, Oficinas de maquiagem, Atividade Física, Grupo e Autoestima, entre outros, de acordo com cada UBS.

Unidade Móvel –  Adquirida em outubro do ano passado, por termo de convênio para um ano de serviço, a Unidade Móvel de Mamografia será o diferencial da “Semana da Mulher” neste ano. A carreta estará instalada, semanalmente, em uma das UBSs do município. Os exames são agendados pelas UBSs. Para pacientes entre 50 e 69 anos, a demanda é espontânea.

“Este equipamento vai otimizar o tempo das pacientes nas unidades, que tiverem o exame prescrito. Na “Semana da Mulher”, de 09 a 13 de março, estará instalada na UBS Alves Dias, em horário diferenciado, das 13h às 21h”, afirmou o secretário de Saúde e ginecologista, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Todas as unidades de Saúde terão atividades durante toda a “Semana da Mulher”, de 09 a 13 de março. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecerão palestras que abordarão temas como o empoderamento feminino e a saúde da mulher; e atividades, como rodas de conversa e oficinas de beleza, de acordo com a programação de cada equipamento e o tratamento oferecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *