ABC

Sem noção: Morando e Nunes inauguram prisômetro em São Paulo

Quando a gente pensa que já viu todas as aberrações possíveis, surge mais uma, e pior. O Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e o secretário de Segurança Urbana da capital e ex-prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, inauguraram, com sorrisos no rosto, o Prisômetro, um painel que conta em tempo real os presos de flagrantes e foragidos capturados com o auxílio do sistema Smart Sampa (23 mil câmeras inteligentes espalhadas pela cidade).

O painel em LED tem 3 metros de altura por 1 metro de comprimento.

Mais uma vez a medida, que nem merece comentários, vai ao contrário do que seria o combate efetivo à criminalidade de acordo com especialistas. Um administrador público deveria sorrir quando fecha uma cadeia por conta da queda do índice de criminalidade e não quando prende um criminoso. Na realidade, o Prisômetro seria interessante se começasse ao contrário, mostrando quantos crimes há hoje e ver os números caindo no decorrer dos dias, mostrando a efetividade da administração em segurança pública. A alta sim, seria preocupante.

Um administrador público deveria contribuir para a queda de crimes, com policiamento efetivo e preventivo e com educação. Mas, a experiência do prefeito e do secretário mostram que prevenir não é o melhor remédio, mas sim mostrar que a força é a melhor alternativa. 

 

Foto: Divulgação PMSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *