ABC

Sehal quer instalação de parklets nas cidades do ABC

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) está solicitando junto às prefeituras da região a regulamentação para a implantação de parklet, uma extensão da área de atendimento do bar ou restaurante na via pública. Atualmente, apenas Santo André tem o projeto regularizado e instalado em frente a alguns estabelecimentos, no Bairro Jardim.

Para o presidente do Sehal, Beto Moreira, há uma tendência crescente para essa demanda. “Além do embelezamento do local e boa área de convivência, o espaço aumenta a capacidade de assentos e atende melhor ao público. Ao mesmo tempo em que o comércio também acaba elevando a sua receita. Por isso, vamos solicitar o mesmo projeto às outras prefeituras”, explica Beto.

Segundo ele, a necessidade de estar em espaço aberto surgiu com o fim da pandemia e também agrada aos clientes que preferem ficar em locais ao ar livre. A instalação em Santo André é permitida, conforme o decreto municipal nº 17.212 de 29 de julho de 2019, que prevê locais específicos, distância de esquinas, entre outros dados técnicos.

O proprietário do Old Town English Pub, Francisco Montiani (o Kiko) disse que foi o primeiro a solicitar o projeto em frente ao seu bar na Rua das Pitangueiras, no Bairro Jardim, em Santo André. Segundo o empresário, o parklet, possibilitou colocar quatro mesas e um total de 16 cadeiras. “Além de bonito, se torna uma área de convivência atrativa. Porém, todo o cuidado e manutenção estão sob a nossa responsabilidade”, acrescentou.

 

O que é parklet

São mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. São uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, entre outros elementos de conforto e lazer.

 

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com datashow, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

 

Foto: Divulgação

 

Leia também

Santo André: Parklets democratizam o uso das ruas e incrementam o setor gastronômico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *