São Caetano terá Festival Gastronômico de 03 a 10 de outubro

Um dos setores mais afetados durante a pandemia, o de bares e restaurantes, terá oportunidade para recuperar as perdas em São Caetano. Nesta segunda-feira, 20 de setembro, a Prefeitura da cidade lançou o  1º Festival Gastronômico de São Caetano, que  será realizado de 03 e 10 de outubro. A iniciativa é uma parceria com a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul), o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) e a Abarespi (Associação de Bares, Churrascarias, Pizzarias e Restaurantes de São Caetano do Sul).

O lançamento contou com as presenças do prefeito Tite Campanella, do deputado estadual Thiago Auricchio, secretários, vereadores e cerca de 20 empreendedores do setor gastronômico – mais de 90 estabelecimentos já estão inscritos para o Festival.

O prefeito ressaltou a importância da cidade contar com o Festival Gastronômico, mais um fator de geração de empregos. “É mais uma prova de que São Caetano não se esqueceu em nenhum momento de ações no sentido de manter aquecida a economia do município, sempre com diálogo aberto com comerciantes e empresários de todos os setores, neste caso específico o da gastronomia, que foi tão prejudicado durante a pandemia”, destacou Tite.

Quem também comentou com bastante entusiasmo a realização do 1º Festival Gastronômico foi o deputado estadual Thiago Auricchio. “O Festival de São Caetano tem todas as condições de conquistar ares regionais, atraindo o público também de cidades vizinhas. Tenho certeza de que será um grande evento”, complementou Thiago Auricchio.

 

 

Projeto

“Foi num bate-papo informal de fim de ano com alguns amigos que surgiu a ideia de se criar um festival gastronômico em São Caetano. A princípio, a ideia era realizar o evento na época de Carnaval, mas com o aparecimento da pandemia o sonho teve de ser adiado”, lembrou o presidente da Aciscs, Alessandro Leone.

“Termos um parceiro extremamente forte como a Prefeitura de São Caetano só nos motivou ainda mais a procurar novos apoiadores e a expandir a ideia do 1º Festival Gastronômico ao ponto em que estamos, com mais de 90 estabelecimentos já inscritos e ainda com potencial de crescimento”, concluiu Leone.

O presidente do Sehal, Beto Moreira, ressalta a importância de eventos como esse, principalmente na fase de retomada da economia. “Estamos incentivando e apoiando os empresários do setor. Especialmente nesta fase de alta no desemprego, contenção de gastos e orçamento familiar apertado, os festivais surgem como alternativa para atrair clientes e tentar reverter o cenário”, disse Moreira.

E a importância vai além da retomada, é uma oportunidade para que a região mostre seu potencial. “Esses eventos sempre nos permitiram mostrar o potencial da região, a qualidade da gastronomia e a farta variedade em cardápios entre peixes, carnes, pizzas, lanches, panquecas, pastéis, massas e frangos, além de sobremesas que são oferecidos pelas casas”, destaca o presidente do Sehal, que aponta também a redução do ICMS pelo governo estadual como uma conquista de um grupo de sindicatos patronais.

 

Como participar

O presidente da Aciscs orienta os comerciantes do setor de alimentação de São Caetano que queiram participar do  1º Festival Gastronômico a  entrar em contato com a entidade, pelo telefone 91104-8365.

 

 

 

 

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *