São Bernardo tem semana com menor número de mortes por covid em 2021

Com o avanço da vacinação, a Prefeitura de São Bernardo registrou, entre os dias 15 e 21 de agosto (33ª semana epidemiológica), o menor número de óbitos por covid-19 de 2021. O número é acompanhado pela menor taxa de ocupação de leitos por pacientes em tratamento intensivo em decorrência da doença. No momento, apenas 10% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Extensiva)  exclusivos para pacientes do coronavírus estão ocupados da rede municipal.

Conforme a análise dos gráficos desenvolvidos pela Vigilância Epidemiológica do município, o pico de óbitos foi alcançado em abril, quando foram registradas 132 mortes por covid-19 em apenas uma semana. Desde então, a curva está em descenso e caindo a cada dia, até chegar a 13 óbitos reportados, em uma semana, como sendo em decorrência da doença, o que representa média de 1,8 – a menor do ano.

“Esta é a nossa menor taxa desde o ano passado, o que comprova mais uma vez a eficácia da vacinação, aliada às demais políticas públicas adotadas em São Bernardo no combate ao coronavírus”, dissse o prefeito Orlando Morando, que apesar dos bons números, optou por manter a cidade em alerta e com menor flexibilização no comércio, como forma de prevenir a circulação e contaminação por novas variantes.

 

Ocupação de leitos

As decisões refletem também na queda da taxa de ocupação de leitos da rede municipal, por pacientes acometidos pela covid. Em março deste ano, a cidade chegou ao pico, com 100% dos leitos de UTI ocupados e 90% das enfermarias. Nesta semana, a taxa de ocupação é de 10% de ocupação em UTI e de 9% nos leitos em geral destinados ao tratamento da doença.

“E mesmo com a baixa ocupação, não iremos desmobilizar a estrutura hospitalar disponibilizada, até que a pandemia esteja em total controle. O momento é de cautela e de foco total da imunização da nossa população”, reforçou o chefe do Executivo.

 

Letalidade

A queda do número de óbitos ajudou a reduzir ainda mais a taxa de letalidade por covid. Hoje, segundo a prefeitura, a taxa de letalidade é de 3,09%, abaixo do índice geral do Estado (3,4%).

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *