ABC

São Bernardo tem 48 mais óbitos pela covid do que a soma dos casos de Santo André e São Caetano

O número de vítimas fatais causadas pela covid-19 em São Bernardo disparou nas últimas semanas e têm ficado entre 8 e 10 casos diários. Hoje, a cidade registrou mais 8 mortes, elevando a 426 o total.  Somado os números de óbitos em Santo André (284) e São Caetano (94), São Bernardo ainda supera em 48.

A diferença pode ser explicada, entre outros fatores, pela falta da testagem em massa. Santo André e São Caetano começaram cedo, praticamente em conjunto com o crescimento dos casos, testando comerciantes, prestadores de serviços, profissionais da área de saúde, idosos, motoristas de aplicativos e de táxis e até passageiros de ônibus. Já, São Bernardo, apenas iniciou a testagem, mesmo assim  apenas em gestantes e idosos. Os testes são os sorológicos, que mostram quem já teve a doença, usado principalmente pra fazer o inquérito epidemiológico e não o isolamento de quem está com a doença ativa e transmitindo o vírus.

Em São Caetano, hoje foram registradas mais 3 falecimentos e em Santo André, outros 3.

Boletim

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Saúde, informa que possui 17.890 casos de covid-19 em investigação na cidade. Até o momento, 11.116 casos foram confirmados e 426 pacientes foram a óbito. Outros 25.244 casos suspeitos da doença foram descartados.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica atualizado nesta segunda-feira, dia 06 de julho, oito novos óbitos são de três mulheres de 60, 65, 76 anos e de cinco homens de 55, 62, 67, 69 e 72 anos.

Leitos

A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 517 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 366 deles em enfermaria e 151 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 177 leitos de enfermaria e 98 leitos de UTI estão ocupados.

Foto: Omar-Matsumoto/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *