ABC

São Bernardo inicia testagem em massa para covid em profissionais da Saúde e da Segurança

A Prefeitura de São Bernardo iniciará, segundo nota, nesta terça-feira, dia 28 de abril, a realização de testes de sorologia para detecção da doença nos profissionais da Saúde e da Segurança, totalizando 10,8 mil pessoas. A medida é fruto de parceria entre a Secretaria da Saúde municipal e a FUABC (Fundação do ABC), responsável pela coleta e análise dos exames, e demandará investimento de R$ 1,5 milhão dos cofres públicos.

Os testes de sorologia utilizam amostra de sangue e ficam pronto em até 48 horas. Por se tratar de um exame para detecção de anticorpos, ele vai ajudar a diagnosticar pessoas que tiveram infecção pelo coronavírus, mas apresentam pouco ou nenhum sintoma e, também, aquelas que já foram naturalmente imunizadas.

A realização de exames em todos os profissionais da Saúde e da Segurança, segundo a prefeitura, vai ajudar a controlar os funcionários que podem trabalhar e os que devem ficar afastados de suas atividades mesmo que não apresentem sintomas.

Etapas

A testagem dos profissionais será realizada em fases, começando pelos trabalhadores que atuam na linha de frente de cuidados dos pacientes contaminados, a exemplo do Hospital de Clínicas (HC), Hospital e Pronto Socorro Central (HPSC) e Hospital Municipal Universitário (HMU). Na sequência, serão testados funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), transporte sanitário e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *