ABC

São Bernardo abre concurso para 150 vagas na Guarda Civil Municipal

Com o objetivo de reforçar a segurança urbana, a Prefeitura de São Bernardo publicou nesta sexta-feira, 12 de maio, nos atos oficiais do município, o edital de abertura de inscrições para contratação de 150 agentes da GCM (Guarda Civil Municipal). São 45 vagas para mulheres e 105 vagas para homens. Criada em 1999, a GCM de São Bernardo conta atualmente com o maior efetivo do ABC e o segundo maior do Estado de São Paulo.

“Desde o início da gestão, nunca deixamos de priorizar investimentos no setor de segurança, seja em equipamentos e estrutura e também na valorização de profissionais. Este é mais um passo para seguirmos atendendo à nossa população e fazendo a nossa parte para garantir maior tranquilidade aos nossos moradores”, destacou o prefeito Orlando Morando.

A seleção para a nova turma de GCMs será feita em três etapas: a primeira será a prova de conhecimentos gerais (20 questões de português e matemática, além de 20 questões de conhecimento específico). A segunda etapa é a prova de aptidão física e a terceira será a avaliação psicológica para o porte de arma de fogo. A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 27 de agosto deste ano, enquanto a prova de aptidão será realizada em novembro de 2023.

Podem participar da seleção mulheres com estatura mínima de 1,60m e homens com estatura mínima de 1,70m. A idade mínima é de 18 anos e, no máximo, 30 anos de idade. “Este é mais um passo na valorização da Guarda Civil Municipal e também em nosso planejamento para ampliar a segurança urbana em nossa cidade”, analisou o Secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

 

Inscrições

Os interessados em participar do processo de seleção poderão se inscrever entre os dias 24 de maio e 3 de julho, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Vunesp (vwww.vunesp.com.br). A taxa de inscrição é de R$ 75.

 

Atuação

 Além do trabalho de segurança patrimonial, a GCM de São Bernardo tem papel fundamental no reforço do combate à criminalidade, atuando em conjunto e prestando apoio às demais forças policiais. A atual Administração realiza fortes investimentos na segurança, incluindo a entrega do primeiro Centro de Operações Integradas (COI) do Estado, que abriga o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) e o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). A Administração também ampliou o número de GCMs, além de entregar nova frota e armamentos, reformas de inspetorias e bases comunitárias.

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *